No fim de maio de 2017, o Fiat Argo foi lançado no mercado brasileiro para representar uma nova fase da marca italiana no mercado. Afinal, se tratava de projeto completamente novo e que teria a missão de suceder, em uma tacada só, o Fiat Palio e o Fiat Punto. Cinco anos depois, o hatch se tornou um dos principais produtos da montadora no Brasil, tendo vendido cerca de 330 mil unidades no país.
É bem verdade que o Argo não foi o primeiro lançamento dessa virada de identidade que a Fiat teve no Brasil nos últimos anos. Antes dele, a Toro e o Mobi já tinham sido apresentados, em 2016, com a picape logo se tornando uma das queridinhas do público brasileiro. O subcompacto demorou um pouco para emplacar, mas nos últimos anos ampliou seu mercado.
No caso do Fiat Argo, além de ter a missão de suceder Palio e Punto, coube a ele brigar com um rival de peso que surgiu no mesmo ano: o Volkswagen Polo. No começo, o Polo até conseguia vender mais, mas nos últimos anos o cenário se inverteu. No mês de maio o Argo teve quase 10 vezes mais unidades vendidas que o concorrente da VW.
Inicialmente o Argo foi vendido em sete versões, três opções de motor (1.0, 1.3 e 1.8) e três transmissões diferentes (manual, automática de seis marchas e a já esquecida automatizada GSR). Vale lembrar que o câmbio GSR era uma evolução do polêmico Dualogic, mas saiu de linha sem deixar muitas saudades.
Quem também se despediu foi a dupla formada pelo motor EtorQ 1.8 e a transmissão automática de seis marchas. Dessa forma, hoje o Argo só está disponível com o motor 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm, e com o 1.3 de 107 cv e 13,7 kgfm. A transmissão é sempre a manual de cinco marchas.
Futuro do Fiat Argo
Com cinco anos de estrada sem grandes mudanças, chegou a hora de o Argo ganhar uma leve plástica. Conforme o Auto+ já noticiou, o hatch e seu irmão Cronos terão mudanças no visual em breve. O hatch deverá mudar mais profundamente na dianteira e um pouco menos na traseira. Já o sedã passará por uma discreta mudança em sua frente, ganhando um segundo bigode na grade.
Porém, a grande novidade será a adoção do câmbio automático do tipo CVT na dupla. Essa transmissão será acoplada ao motor 1.3, assim como acontece na Strada e no Pulse. A chegada da transmissão é bastante bem-vinda, já que todos os concorrentes do Fiat Argo contam com câmbio automático, o que pode ajudar o modelo a emplacar ainda mais unidades.
Por enquanto, não há nenhuma confirmação de quando o Argo reestilizado será lançado. Como os flagras mais recentes mostram que os carros estão com poucos disfarces, não deve demorar muito para a Fiat revelar o novo visual de seu hatch compacto.
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