A Ram 1500 virou alvo de uma investigação da National Highway Safety Administration (NHTSA), agência de segurança de trânsito dos Estados Unidos. Segundo a instituição, mais de 1 milhão de unidades da caminhonete podem ser chamadas para recall por conta de um defeito na direção hidráulica.
Embora a geração em questão seja atualmente vendida no Brasil como 1500 Classic, as unidades disponibilizadas por aqui não fazem parte da investigação. De acordo com o Automotive News, os modelos envolvidos foram fabricados entre 2013 e 2016.
O problema relatado causa um travamento inesperado da direção da picape. Segundo a NHTSA, pelo menos três acidentes teriam sido causados por conta deste defeito. Um proprietário de uma Ram 1500 2013 afirmou que seu veículo ficou com o volante completamente travado, não virando para nenhum dos lados.
Um outro condutor, que tinha uma Ram 1500 2014, disse que sua caminhonete travou quando ele trafegava a cerca de 100 km/h em uma rodovia, e que foi necessário exercer uma grande força para conseguir levar o veículo para o acostamento.
Já o terceiro caso foi em uma picape 2015. Por conta do travamento, o motorista perdeu o controle e seu veículo caiu em uma vala, danificando a dianteira. Felizmente, nenhum dos acidentes resultou em maiores problemas para os condutores e não há registros de vítimas fatais.
No entanto, trata-se de uma falha grave e que compromete a segurança do veículo. Por isso, a agência americana investiga se será necessário realizar o mega recall. Em 2016, a Ram convocou 440 veículos para um recall no sistema de direção, mas a NHTSA quer saber se de fato apenas essas caminhonetes estavam com defeito, ou se é preciso convocar todas as 1,1 milhão de unidades.
Acredita que mais um mega recall será convocado nos Estados Unidos? Deixe sua opinião nos comentários.
>> Novo SUV Seres 5 BEV já pode ser reservado