Enquanto a Fiat dá férias coletiva aos seus funcionários e a Chevrolet volta a abrir um turno na planta do Onix, a Toyota está acelerando fundo. A marca japonesa anunciou que a unidade de Sorocaba, interior de São Paulo, passará a funcionar 24 horas por dia por conta da abertura do terceiro turno de fabricação.
“Desde quando reunimos as condições para realizar o 3º turno em Sorocaba, era nossa intenção começar o quanto antes e fico feliz de fazer esse anúncio nesse momento, ajudando o Brasil a ofertar mais empregos. Estamos todos ansiosos para dar as boas-vindas aos novos colaboradores de Sorocaba que nos ajudarão em nossa missão de produzir carros cada vez melhores”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A fábrica passará a operar initerruptamente a partir de 29 de novembro com a contratação de mais 100 funcionários. Segundo a Toyota, são 550 contratações diretas nessa nova fase. O terceiro turno será aberto no período noturno para complementar a produção que vai saltar de 122 mil carros por ano para 158 mil modelos anualmente.
Atualmente a fábrica da Toyota em Sorocaba produz três modelos: Etios hatch e Etios Sedã somente para exportação, Yaris, Yaris Sedã e Corolla Cross. O aumento na demanda vem justamente do SUV médio, que tem obtido bons resultados nas vendas a ponto de se tornar o segundo modelo mais vendido da categoria.
Vale ressaltar que a planta teve paralização entre 18 e 27 de agosto com férias coletivas por conta da crise dos semicondutores. Como a Toyota tem privilegiado a produção do Corolla Cross frente a todos os modelos da marca, os chips que seriam usados na central multimídia do Corolla sedã tem sido destinados ao SUV médio.
>>Exclusivo: Yaris reestilizado em 2022, Corolla Cross GR vem em março
>>Exclusivo: Daihatsu não volta, mas oferecerá base para SUV compacto
>>Toyota Frontlander é versão alternativa e modificada do Corolla Cross