Parte de uma nova geração de produtos que estão por vir, a Exeed revelou seu novo SUV M3X. O estreante segue compartilhando plataforma e componentes mecânicos com a Chery, mas se afasta de ser simplesmente um modelo da marca mãe com um interior mais sofisticado e um exterior levemente diferente.
Com intenções de vender seus carros por aqui no ano que vem ou no próximo, com ou sem ajuda da CAOA, a Exeed tem apostado em SUVs para firmar sua base no segmento de luxo. O M3X é a nova introdução da marca chinesa no segmento de SUVs grandes. Prova disso é que ele tem 4,78 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura.
Par o mundo dos brasileiros, significa que o novo modelo da Exeed é 18 cm mais longo que um CAOA Chery Tiggo 8 do qual compartilha plataforma. Além disso, é 6 cm mais largo e 3 cm mais baixo. Apesar de ter tamanho de SUV de sete lugares, ele leva apenas cinco pessoas por conta da pegada visual mais esportiva.
Isso explica porque a Exeed equipou o modelo somente com motor 2.0 TGDi quatro cilindros turbo do Chery Tiggo 8 chinês. São 261 cv e 40,8 kgfm de torque geridos por uma transmissão automática de oito marchas. A tração nas quatro rodas é item de série. Para o futuro, será oferecida uma versão híbrida plug-in, com chances de ser vendida no Brasil.
Prismas
A dianteira é o que mais chama atenção para o novo SUV da Exeed. O M3X tem faróis conectados por uma barra preta onde está o nome da marca, mas também duas fileiras de LED, uma dourada e outra branca. A grade frontal é formada por prismas que vão se separando em direção ao meio do carro.
Na lateral, destaque para a linha de cintura bem elevada a qual fica em evidência por conta do emblema no para-lama que se estica pela porta dianteira. Maçanetas camufladas junto ao teto baixo dão uma sensação mais esportiva. Apesar de terem 20 polegadas, as rodas parecem pequenas para o grande SUV, especialmente por conta do desenho fechado.
Na traseira, lanternas conectadas chamam atenção para os pontos cromados distribuídos em meio às letras do nome Exeed, tal qual fossem estrelas na noite. Saída quadrupla de escape tem se tornado moda entre os carros chineses, especialmente entre os Chery com algum tipo de apelo esportivo.
A cabine é bem sofisticada, com console central tão alto que termina na metade do volante. A central multimídia e o painel de instrumentos digital são integrados e há muito couro e materiais macios ao toque pelos quatro cantos do SUV chinês. Preços não foram anunciados ainda, nem para a China.
>>Flagra: CAOA Chery Omoda 5 vai ser rival do Fiat Fastback?
>>CAOA Chery registra no Brasil SUV Exeed LX que faz 21 km/l
>>Chery Arrizo 8 começa a ser vendido por R$ 82 mil na China