A Stellantis está preparando mudanças fortes para seus modelos feitos em Goiana (PE) para 2024. O próximo ano será marcado como o último do Renegade na planta, já que a próxima geração será transferida em 2025 para Betim por conta da base CMP. Contudo, isso também levará a fortes atualizações de Toro, Compass, Commander e Rampage.
Tudo começa com a motorização. O motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel está prestes a se aposentar. Com isso, a Stellantis mexerá bem na gama. Compass e Toro deixarão de ter versão diesel a partir do próximo ano. A picape será mantida só com o 1.3 T2700 quatro cilindros turbo flex. Contudo, para suprir a falta das versões diesel, haverá opção 4×4.
A estratégia é a mesma aplicada no Jeep Renegade, que usa o 1.3 turbo em todas as versões, mas mantém a tração 4×4 para as topo de linha S e Trailhawk. É possível que a Toro com tração 4×4 seja vendida só nas versões Ranch e Ultra, sendo um opcional na Volcano. Assim, ela repete a estratégia de versões hoje com os motores diesel e flex.
Mudança de direção
Para o Compass, contudo, as mudanças serão mais profundas. Haverá uma unificação do para-choque entre todas as versões, repetindo o que já foi feito no Renegade no Brasil tempos atrás. Todos terão o mesmo conjunto, mas ainda não está claro se será o para-choque recuado do diesel ou o bojudo do flex.
Outra novidade será a inclusão do motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina da Rampage em uma versão nova para o Compass. É possível que ele adore o nome Blackhawk como vem sendo especulado também para seu irmão Commander. As versões que hoje usam motor diesel passarão a contar com motor 1.3 turbo flex.
Contudo, diferentemente da Toro, é possível que o Compass não tenha tração 4×4 com motor flex. Só que, para manter o modelo Trailhawk em linha, a Jeep alterará a estratégia. Ao invés de produzi-lo nacionalmente, ele passará a ser importado e só que com conjunto 4xe. Com isso, a versão S 4xe, que hoje é a única híbrida, sai de linha por conta das vendas baixas.
Andar superior
Com a aposentadoria do motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel, Rampage e Commander receberão um novo coração. Trata-se do 2.2 quatro cilindros turbo diesel que está em testes e desenvolvimento no Brasil. Era para esse motor ter estreado junto da Rampage, mas os planos atrasaram.
O novo propulsor deve chegar perto dos 200 cv e passar dos 40 kgfm de torque. A transmissão seguirá a mesma automática de nove marchas, enquanto a tração 4×4 será obrigatória nesse motor. É provável que a versão de entrada Big Horn da Ram Rampage só seja lançada com esse novo motor.
Já no caso do Commander, as mudanças serão mais drásticas. O modelo receberá alterações visuais com dianteira nova e lanternas traseiras que finalmente terão a parte central iluminada. O SUV de sete lugares terá motor 1.3 turbo flex só na versão de entrada Longitude. Para as versões Limited e Overland, haverá o novo 2.2 diesel como opção.
Contudo, para quem deseja mais potência, a versão Blackhawk será oferecida com o 2.0 quatro cilindros turbo. Existe uma possibilidade, ainda que remota, que as versões Limited e Overland deixem de ser vendidas com o 1.3 turbo flex e passem a usar o 2.0 turbo. Contudo, a aceitação do modelo é alta, por mais que seja relativamente manco.
Nova eletrônica
Contudo, o que mais chama atenção nas mudanças que a Stellantis fará em seus modelos feitos em Goiana, PE, é a parte tecnológica. Todo sistema ADAS será atualizado. Com isso, o criticado sistema de manutenção em faixa finalmente deverá ter um funcionamento decente.
Além disso, o piloto automático adaptativo funcionará de maneira mais orgânica. São esperadas melhorias também na frenagem autônoma de emergência com direito a detecção mais precisa de pedestres e ciclistas. Essas mudanças serão aplicadas em Toro, Compass, Commander e Rampage, mas podem chegar a Pulse e Fastback.
Qual desses lançamentos é o que você mais aguarda? Conte nos comentários.
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