A vida da primeira geração do Peugeot 2008 está com os dias contados. Recentemente, a Stellantis revelou por aqui o modelo de segunda geração totalmente elétrico. Só que não negava, mas nem confirmava, que o novo SUV com motor a combustão seria produzido no Brasil ou na Argentina. Até então, estava apenas no mundo das hipóteses.
Porém, onde há fumaça, há fogo. O flagra exclusivo feito pelo Auto+ na Rodovia dos Bandeirantes na altura de Limeira, interior de São Paulo, revelou os planos da Stellantis. O Peugeot 2008 de nova geração será vendido no Brasil também em versão a combustão. Afinal, nada justificaria tanta camuflagem em um carro já lançado, se fosse só o elétrico.
O modelo trazia coberturas pesadas, típicas da Fiat em testes. Mas só foi possível atestar se tratar de um Peugeot 2008 pelos faróis e pelo porte. O conjunto óptico é o mesmo do 208 e, enquanto o modelo rodava, foi possível ver por baixo da camuflagem um dos três riscos do LED diurno e o projetor que compõem o farol.
Ao dar seta, a luz laranja paralela ao primeiro friso vertical de LED matou a charada. O porte semelhante ao Fiat Fastback que o escoltava, além das lanternas traseiras finas e do para-choque traseiro bojudo, deixaram transparecer qual modelo se escondia por baixo da camuflagem e tentava ser protegido por um mal intencionado Fastback.
Motores brasileiros
A comprovação de que se trata do Peugeot 2008 a combustão está na saída dupla de escape bem abaixo do para-choque. Na Europa, essa saída é usada pela versão GT equipada com motor 1.2 PureTech três cilindros turbo. Contudo, esse conjunto não será usado no Brasil. Por aqui, a gama de motores será toda Fiat.
Diferentemente do Citroën C3 que estreou com um motor PSA e um FCA, o Peugeot 2008 de segunda geração chegará com todo o conjunto já usado nos modelos da Fiat. A princípio, a estrela da gama será o motor 1.0 três cilindros turbo do Pulse com 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Esse, associado com transmissão CVT, algo inédito nos Peugeot.
Contudo, por conta do posicionamento levemente premium da Peugeot e como a engenharia brasileira já conseguiu adaptar a plataforma CMP para receber motores quatro cilindros, existe uma grande chance de que o SUV compacto receba também o motor 1.3 quatro cilindros turbo flex.
Com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, ele é mais potente que o 1.6 THP do velho Peugeot 2008. Ele é atrelado à transmissão automática de seis marchas, sendo o mesmo conjunto que já equipa os Fiat Pulse Abarth, Fastback Limited Edition Powered by Abarth, Toro, além dos Jeep Compass, Renegade e Commander.
Bastidores de um flagra
Flagrar um carro na rua é misto de sorte, olhar atento e também de habilidade ao volante. Parei em um eletroposto na rodovia dos Bandeirantes para carregar o carro que estou testando nessa semana, mas calhou que o equipamento está quebrado. Ao sair do posto, um caixote preto passou correndo pela rodovia e era a hora de descobrir o que era.
Por sorte, o carro que estava dirigindo é veloz e rapidamente alcancei o Peugeot 2008 escoltado por um Fiat Fastback. Só que o motorista do SUV cupê não era amigável: em duas oportunidades me jogou para a traseira de um caminhão a ponto de quase causar acidentes. Para a minha sorte, a frenagem autônoma de emergência do meu carro atuou na hora certa.
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