![RAM Landtrek [Auto+] RAM Landtrek [Auto+]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/RAM-Landtrek-990x556.jpg)
O que começou como um projeto em comum entre Changan e Peugeot, expandiu para algo muito além dos planos originais das duas montadoras. Fontes ligadas à Stellantis revelaram com exclusividade ao Auto+ que a Peugeot Landtrek ganhará uma terceira derivada além do modelo da Fiat confirmado para o Brasil. E quem a fabricará será a RAM.
A ideia da inédita RAM Landtrek (que obviamente não terá esse nome) é servir como modelo de entrada da marca do carneiro. Ela será a caminhonete mais barata da RAM por aqui, ficando abaixo da monobloco 291 que está em fase final de desenvolvimento para o Brasil.
As três Landtreks (da Peugeot, da Fiat e da RAM) serão produzidas em Montevidéu, no Uruguai, na fábrica da Nordex. A planta é responsável pela produção de veículos comerciais de várias marcas, o que inclui Ford Transit, Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Kia Bongo.
Já a RAM Landtrek passará por modificações bem mais extensas. Segundo fontes, ela será lançada exatamente um ano depois da derivada Fiat. Ou seja, espere para algo entre o final de 2024 e o começo de 2025. A dianteira será toda modificada, enquanto a traseira deve ganhar mudanças nas lanternas. O interior será modificado para perder o ar de Peugeot.
![Peugeot Landtrek [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/peugeot_landtrek_multipurpose_double_cab_30_edited-750x450.jpg)
Escada de caminhonetes
A grande questão é como a Stellantis encaixará essa nova caminhonete em sua linha de produtos. Dentro da própria RAM haverá uma grande bagunça por causa dela. A Landtrek funcionará como modelo de entrada, mas construída com chassi sob carroceria e só com motores diesel.
Acima dela teremos a 291 (anteriormente informalmente chamada de Dakota). Ela é monobloco, derivada da Fiat Toro, mas que terá no acabamento luxuoso seu grande chamariz. O porte será o mesmo da Landtrek, mas entregando uma pegada mais urbana e luxuosa contra a postura de trabalho e campo da irmã originalmente Peugeot.
Considerando a Stellantis, a RAM Landtrek ainda terá o fogo amigo vindo de sua quase gêmea da Fiat, além de enfrentar a prima Peugeot em mercados fora do Brasil. O segmento de caminhonetes médias do grupo ainda tem a Jeep Gladiator, mas com preços bem acima da categoria que a novata estará inserida.
![Peugeot Landtrek [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/peugeot_landtrek_workhorse_double_cab_edited-750x450.jpg)
Chinesa, francesa ou uruguaia?
A base para todo esse projeto surgiu em 2019 como Changan Kaicene F70 e como Peugeot Landtrek. Ambas foram desenvolvidas em conjunto visando o mercado chinês, mas com maior parte da então PSA no projeto – tanto que o interior tem estilo típico da Peugeot, ainda que sem usar o conceito i-Cockpit de painel acima do volante.
Ela é produzida hoje na China, Tunísia, Nigéria, Ghana, Kenya e, em breve, no Uruguai (não necessariamente todos esses países produzem a Landtrek e a Kaicene, mas pelo menos uma delas). Ela conta com 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,81 m de altura.
Há também opção 2.5 quatro cilindros turbo diesel com 152 cv e 36,7 kgfm ou 131 cv e 32,6 kgfm (o mesmo torque do motor 2.4 gasolina). Todos os motores podem usar câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas. Para o Brasil, tanto a versão Fiat, quanto a RAM, devem ganhar um novo motor diesel com pelo menos 200 cv, já que é mandatório no segmento.
>>RAM Dakota retornará como picape média diferente da 291
>>Fiat Pulse, Fastback e Argo ficam até R$ 1.500 mais caros
>>Fiat Ducato 2023: a vida de van nunca foi tão fácil | Impressões