Destaque

Exclusivo: RAM Landtrek será mais chinesa do que francesa

Visual da RAM Landtrek será todo baseado na Changan Kaicene F70, não na Peugeot Landtrek, que será vendida como Fiat

RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]
RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]

Nesta semana, o Auto+ revelou com exclusividade que a Stellantis lançará mais uma caminhonete média RAM no Brasil. Além do modelo fruto do projeto 291, que é baseado na Fiat Toro, a marca do carneiro terá mais um modelo. A nova picape, que nasceu como Changan e como Peugeot, será vendida por aqui por Fiat e RAM. 

Só que há uma novidade descoberta por nossas fontes. Pessoas ligadas à marca confirmaram que o Auto+ estava no caminho certo sobre a nova caminhonete da RAM no Brasil. A grande questão é que erramos sobre o visual. A despretensiosa projeção inicial mostrava uma Peugeot Landtrek com logo da RAM, mas a história será outra.

O visual Peugeot ficará para a Fiat Landtrek, enquanto a caminhonete da RAM seguirá com o estilo recentemente atualizado da Changan Kaicene F70. A nova projeção mostra como deverá ficar o visual da nova RAM desenvolvida no Brasil. Fontes revelaram que, como não há Changan no Brasil, a troca de logotipos será o suficiente para a nova picape.

RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]
RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]

Não será feita no Brasil

Ela será lançada exatamente um ano depois da variante Fiat da Peugeot Landtrek, que chega ainda em 2023. Além disso, as três serão produzidas no Uruguai. A fábrica escolhida é a da Nordex, onde já são feitos os modelos Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Fiat Scudo, Ford Transit e Kia Bongo. Será a primeira vez que uma caminhonete (no caso três) será produzida na fábrica.

Ainda pouco se sabe sobre a motorização, Mas será diferente da Peugeot Landtrek e da Changan Kaicene F70 vendidas lá fora. Hoje, elas contam com cinco opções de motores, sendo três diesel. As versões de topo trazem um 1.9 quatro cilindros turbo diesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque.

RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]
RAM Landtrek [Auto+ / João Brigato]
O 2.4 quatro cilindros turbo gasolina tem opção de 221 cv e 32,6 kgfm ou 214 cv e os mesmos 32,6 kgfm. Há também opção 2.5 quatro cilindros turbo diesel com 152 cv e 36,7 kgfm ou 131 cv e 32,6 kgfm (o mesmo torque do motor 2.4 gasolina). Todos os motores podem usar câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas.

Para o Brasil, é esperado um motor de, pelo menos 200 cv e 40 kgfm de torque, seguindo o padrão das caminhonetes médias. Haverá transmissão automática de seis marchas como padrão, mas ao menos uma variante manual pode aparecer como alternativa para versões de entrada voltadas ao trabalho.

[divulgação]
Peugeot Landtrek [divulgação]

Família de caminhonetes

A grande questão, no entanto, é como a Stellantis fará para organizar essa grande quantidade de caminhonetes. Dentro do portfólio da RAM, a marca terá Landtrek (com outro nome), 291 (derivada da Toro), Classic, 1500, 2500 e 3500. Futuramente poderá também ter a Dakota americana que está em desenvolvimento.

Na Fiat, a marca terá Strada, Toro e Landtrek. O problema é que RAM 291 e Fiat Toro já serão bem próximas e vão se entrelaçar em preto e porte. Ao mesmo tempo, as duas Landtrek, tanto da Fiat, quanto da RAM, também estarão próximas em preço até mesmo com os modelos menores.

RAM 291 [@bfmsoficial]
RAM 291 [@bfmsoficial]
É sabido que a 291 apostará em uso urbano e terá acabamento muito bem cuidado, prometendo ser o melhor modelo da Stellantis no Brasil nesse sentido. O cuidado não será o mesmo com a Landtrek, podendo fazer com que ela fique abaixo da 291. O modelo Fiat deverá ser mais espartano, usando o interior da Peugeot Landtrek para custar menos.

Já a RAM Landtrek pode contar com a cabine idêntica à da Changan Kaicene F70, que é mais sofisticado e moderno, mas não no mesmo nível que a 291 terá. Já que a RAM aproveitará todo o visual externo da caminohnete chinesa, faz sentido também ficar com o interior dela. 

RAM Classic [Auto+ / João Brigato]
RAM Classic [Auto+ / João Brigato]
Com isso, pela lógica, a escada de caminhonetes da Stellantis ficará, na ordem, com Fiat Strada, Fiat Toro, Fiat Landtrek, RAM Landtrek, RAM 291, RAM Dakota (ainda no mundo das possibilidades), RAM Classic, Jeep Gladiator, RAM 1500, RAM 2500 e RAM 3500. Será que há espaço para tantos modelos assim? 

>>Exclusivo: RAM também terá sua versão da Peugeot Landtrek

>>Peugeot 408 tem desempenho razoável em teste do alce

>>Peugeot Landtrek é flagrada em versão completona no Brasil