Para 2023, a Ford prometeu que lançaria 10 carros diferentes. Em seu plano de novos modelos, a marca já anunciou e lançou Maverick Hybrid, F-150, Transit automática, Transit Chassi, Transit elétrica e já revelou que Mustang Mach E e nova Ranger estão a caminho. Ou seja, ainda faltam três carros a serem lançados e os candidatos podem ter sido revelados.
Fontes ligadas à marca revelaram que a Ford trouxe ao Brasil um Puma para testes e que também tem um Explorer ST rodando para validações de componentes. Significa que serão, com toda certeza, lançados no Brasil? Não exatamente. O centro de desenvolvimento e pesquisa da Ford no nosso país também toca projetos para o exterior.
Novidades a caminho
Contudo, a Ford precisa de novos produtos para ganhar mais volume no Brasil. Especialmente porque agora está lucrando finalmente. Sua grande aposta em 2023 será a nova geração da Ranger, que teve a produção aumentada na Argentina para dar conta da demanda futura planejada.
No teaser revelado pela Ford no começo do ano, três modelos apareciam camuflados. Um claramente é o Bronco Sport, que deverá ganhar uma nova versão no Brasil. Torcemos para que seja alguma com motor 1.5 EcoBoost quatro cilindros turbo para baixar o preço de entrada do SUV médio off-road.
Outro modelo no teaser parece ser uma caminhonete com santantônio traseiro. É grande a chance de que seja a Ranger Storm, visto que as versões temáticas da caminhonete média ganharam muita importância dentro do mix de vendas. Hoje as versões mais comercializadas da Ranger velha são justamente Storm, Black e FX4. As três devem retornar na nova geração.
Sucessor do EcoSport
O último modelo, à frente da Ranger e do Bronco, é que ainda é um mistério. Pela silhueta e pelo que fontes contaram ao Auto+ com exclusividade, pode ser o Puma. Sucessor do EcoSport, o Puma pode ser vendido no Brasil em versão semi-híbrida para ter um chamariz de mercado, justificar o preço alto e ter desconto de impostos.
Lá fora ele conta com motor 1.0 EcoBoost três cilindros turbo com sistema semi-híbrido ligado a um pequeno motor elétrico que substitui o alternador. Esse motor tira parte do esforço do motor a combustão, mas não faz o carro rodar. Na Europa, é oferecido com 155 cv e 24,7 kgfm de torque.
Para efeito de comparação, um Puma Titanium nessa variante semi-híbrida custa na casa dos 30 mil euros. Já um Kia Stonic também equipado com motor 1.0 semi-híbrido sai por 24 mil euros. Ou seja, espere que o Puma chegue na casa dos R$ 200 mil, caso venha ao Brasil, considerando que o Stonic custa R$ 147.990 e é um modelo menor e mais barato lá fora.
Edge ST parte 2?
Outro modelo em testes é o Ford Explorer ST. Aos que não lembram, a Ford vendeu o Explorer no Brasil em sua primeira geração entre 1993 e 1994. Depois trouxe a segunda geração entre 1995 e 2001. Dando um hiato de quatro anos antes de trazer o Explorer de terceira geração, mas somente em 2005.
Desde 2020 na sexta geração, o Ford Explorer testado no Brasil é da versão topo de linha ST. Nessa configuração o modelo conta com 3.0 V6 EcoBoost turbo a gasolina com 410 cv e 57,4 kgfm de torque. São números que tornariam o modelo o SUV mais potente do Brasil vendido pela Ford. Dentro da marca, perde apenas para Mustang e F-150 na cavalaria.
Durante a última fase do Edge no Brasil, nos anos de 2019 e 2020, o modelo foi um verdadeiro fiasco. Ele foi vendido só na versão esportiva ST, que não era tão esportiva quanto deveria, nem tão luxuoso quanto o público estava acostumado a ver o Edge. As vendas fracas podem desincentivar a Ford na missão de trazer o Explorer ST para cá.
Vem ou não?
Enquanto o Puma tem mais chance de ser o último modelo a compor a lista de lançamentos da Ford, o Explorer, se vier, chega no ano que vem. O SUV é um carro bem caro, tendo preços estimados na faixa de R$ 400 mil para mais. É um carro caro e com proposta esportiva a qual a Ford já falhou uma vez em vender no Brasil.
O fato é que Puma e Explorer ST rodam em testes no Brasil. Só resta saber se é para o nosso mercado ou se é para outras localidades e que usam engenharia e laboratórios da Ford para testes. Façam suas apostas.
>>Ford Ranger Raptor vai ter motor diesel mais fraco que o da Hilux GR-S
>>Maverick Hybrid estreia pelo mesmo preço do modelo a gasolina