![Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost] Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/NOVO-GOL_F_laranja_edited-990x556.jpg)
Amado por muitos brasileiros, o Volkswagen Gol passará pela maior transformação de sua história em 2023. Atualmente na quarta geração (até porque o Gol só teve três gerações extensivamente reestilizadas), o veterano da VW trocará o corpinho de hatch pela robustez dos SUVs. Sim, o Gol SUV (VW 246) vem aí.
O Auto+ teve acesso exclusivo a informações sobre o novo SUV compacto da Volkswagen e, em parceria com o Overboost BR, revela nas projeções como será o visual do Gol 2023. A mudança drástica ocorre já em 2023 e foi confirmada pela marca. Até porque, o próprio presidente da marca já confirmou que o Gol atual não passa de 2022.
A Volkswagen quer que todos os seus carros produzidos no Brasil usem plataforma MQB. Para isso, está investindo R$ 7 bilhões no Brasil para uma nova família de compactos a ser lançada em 2023. Justamente o Gol SUV é a grande estrela desse aporte que será distribuído entre todas as linhas de montagem da VW.
A coincidência com a Skoda não para por aí. Segundo fontes ligadas à marca, o novo Volkswagen Gol SUV será basicamente uma versão aventureira do Skoda Fabia. Os dois compartilharão estrutura básica, vidros e parte interna das portas. É uma relação semelhante a dos Fiat Argo e Pulse – mais íntima do que de Nivus e Polo.
![Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/NOVO-GOL_F_branco_edited-750x450.jpg)
Porte de Polo
Com isso, o Gol SUV deverá ter algo próximo aos 4,10 m de comprimento do Skoda Fabia. Altura de 1,46 m e largura e 1,78 m do Fabia devem ser superadas pelo Volkswagen por conta da roupagem aventureira. Ele, inclusive, pode gerar um Fabia Cross para mercados em que a Skoda atua – em especial a Índia que tem tido grande crescimento da marca.
A ideia é ficar abaixo do T-Cross e do Nivus em porte e preço. Hoje, o Nivus parte de R$ 115.890 e o T-Cross de R$ 108.890. Caso fosse lançado hoje repetindo a estratégia dos SUVs da Volkswagen, o 246 custaria algo entre R$ 85 mil e R$ 110 mil. Ele deve contar com versões Highline e Comfortline, mas uma Trendline e Sense também são possíveis.
Contudo, por economia de escala, a Volks pode usar apenas o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm que Polo, Virtus, Nivus e T-Cross usam. Para baixar o preço médio, o Gol SUV mais barato terá câmbio manual, além da opção automática de seis marchas, que já é tradicional entre os modelos turbo da marca.
![Volkswagen (246) Gol SUV 2023 [Auto+ / Overboost]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/01/NOVO-GOL_F_vermelho_edited-750x450.jpg)
Tempero brasileiro bonito
Se hoje o hatch compacto de entrada da Volkswagen é um modelo que apenas ok em termos visuais, o Gol SUV promete ter no design um dos seus grandes atrativos. Todo projeto de design está sendo tocado pela matriz brasileira e promete impressionar em beleza tal qual o Nivus.
A dianteira do VW 246 terá como destaque os faróis afilados full-LED com formato bem parecido com o do Gol G5. A grade frontal fina e conectada tem elementos em prata que remetem à Amarok. Já o para-choque com duas sessões para as entradas de ar bebe da mesma fonte dos elétricos ID.
Acesse o link e confira outras projeções incríveis no Instagram do Overboost BR.
As lanternas são conectadas por uma barra preta, com um filete iluminado na parte central, ao contrário do Nivus e do T-Cross. Os elementos internos são constituídos por LEDs, como já tem se tornado tendência no mercado. A placa fica logo abaixo como no Nivus e no T-Cross. Para-choque terá refletores e um visual bem simples.
>>Volkswagen Gol sai de linha por força da lei lá na Argentina
>>Polo e Virtus não tem mais versões turbo por menos de R$ 100 mil