
Ainda faltam alguns anos para a Fiat lançar a terceira geração da Strada no Brasil, mas o planejamento de projeto da nova picape foi descoberto pelo Auto+. Inicialmente, acreditávamos que a picape de entrada seria vendida lá fora em versão elétrica e aqui somente nas variantes a combustão. Mas a Strada elétrica será feita e vendida no Brasil.
Segundo informações de fontes ligadas intimamente ao projeto da nova Fiat Strada / XBP, a caminhonete terá três motorizações a serem oferecidas no nosso país. O que surpreende é que, mesmo que seu lançamento ainda esteja longe, ela deve ser a primeira caminhonete elétrica produzida no nosso país.
As versões de entrada, tal qual hoje, serão movidas pelo motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado. Contudo, não haverá mais opção CVT. Ou seja, toda Fiat Strada / XBP com motor 1.3 virá com transmissão manual de cinco marchas. Se quiser câmbio automático, terá de pular para o motor turbo semi-híbrido.
Strada elétrica
Mas a grande bomba é que a Fiat Strada de terceira geração terá também uma variante totalmente elétrica. Ainda não se sabe detalhes sobre a motorização. Contudo, como a XBP usa plataforma CMP do Peugeot 208, é bem provável que o conjunto seja o mesmo presente nos modelos elétricos com essa base, como e-208, e-2008, ë-C3, Ypsilon e Corsa-e.
Maior, mas não do tamanho da Toro
Vale lembrar que a terceira geração da Fiat Strada, vulgo projeto XBP, fará com que a caminhonete cresça. Ela vai mirar em Renault Oroch e Chevrolet Montana, abandonando de vez o porte de carro pequeno. Ela ainda será menor que a Fiat Toro, saindo de seus 4,44 m para algo na faixa dos 4,70 m.
Você acha que a Fiat Strada XBP vai manter o sucesso da atual? Conte nos comentários.
>>Novo Fiat Panda vai ser um Uno europeu com cara de C3
>>Peugeot 208 agora fala “mamma mia” para ressuscitar a Lancia
>>VW processa concessionária por vender carros da Volkswagen