Já apresentado há um certo tempo nos EUA, o Volkswagen Jetta GLI 2022 finalmente está pronto para ser lançado no Brasil. O Auto+ teve acesso antecipado com exclusividade à lista de itens de série do sedã, o que revela algumas importantes novidades. O preço, no entanto, deve ficar acima dos R$ 205.590 atualmente cobrados pelo modelo não reestilizado.
A gama de cores mudará consideravelmente. Das atuais seis cores disponíveis, apenas a metade fica: Branco Puro, Cinza Puro e Preto Mystic. O Vermelho Tornado é substituído pelo Vermelho Kings, enquanto a novidade é o Azul Rising. As cores Prata Pyrit e Cinza Platinum serão descontinuadas no Jetta GLI 2022.
Já a parte mecânica segue igual: motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo a gasolina com 230 cv e 35,9 kgfm de torque. Contudo, a Volkswagen fez um retrabalho no motor para garantir consumo melhor. Nos EUA, ele tem declarado 11 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Resta saber o número para o Brasil. Câmbio DSG de dupla embreagem com seis marchas segue lá.
Itens de série
Por ser a versão mais equipada do Volkswagen Jetta, a GLI vem equipada com o máximo de itens de série que consegue ter. Tanto que o teto solar passará a ser um item de série no sedã esportivo a partir da linha 2022. Em relação ao modelo antigo, ele traz agora buzina com som duplo, soleira iluminada na porta dianteira e central multimídia nova.
A VW Play que está presente em Nivus, Polo, Virtus, T-Cross e Taos passa a integrar também o Jetta GLI. Ela tem 10 polegadas, loja própria de aplicativos, conexão com internet, além de suportar Android Auto e Apple CarPlay sem fio. De resto, segue a farta lista de itens de série de antes.
O Volkswagen Jetta GLI 2022 traz de série roda de liga-leve de 18 polegadas com novo desenho, ar-condicionado digital de duas zonas, seis airbags, entradas USB tipo C, bancos dianteiros com regulagem elétrica e memória, além de aquecimento e ventilação (banco do passageiro sem ajuste de altura) e painel de instrumentos digital.
Engrossa a lista de itens a presença de faróis full-LED, farol alto automático, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, iluminação interna com 10 cores diferentes, espelho retrovisor externo com memória e aquecimento, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, além de tubo final do escape com fluxo duplo.
O que mudou?
Os mais desatentos talvez não notem, mas a reestilização do Volkswagen Jetta 2022 foi leve. O para-choque mudou, com adoção de uma entrada de ar unificada que forma um sorriso. A grade frontal é nova e tem friso vermelho na parte inferior ligando ao novo logotipo da Volkswagen.
Lanternas traseiras totalmente de LED com nova disposição de elementos casam bem com o para-choque remodelado que conta com saída de escape dupla, sendo um cano em cada canto. Rodas novas agora são totalmente pretas e há ainda saias laterais e aerofólio – mas esses são os mesmos de antes.
Por dentro o Jetta GLI 2022 ganhou novo volante do Nivus, manopla de câmbio do T-Cross e a central multimídia VW Play que não aparece nas fotos. Isso se da pelo fato de que lá fora o modelo ainda usa a central antiga padrão da Volkswagen.
>>VW mata Gol e Voyage com motor 1.6 no Brasil à espera do Gol SUV
>>Volkswagen up! está de volta, mas não no mercado brasileiro