.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Ele está chegando!

Exclusivo: Honda WR-V usará motor turbo inédito no Brasil, mas não será o primeiro híbrido nacional

Preparando o terreno para a chegada do novo Honda WR-V no Brasil, a marca japonesa terá novidades mecânicas além do esperado

Honda WR-V vermelho com acessórios de frente
Honda WR-V Field Explorer Concept [divulgação]

Certamente o lançamento mais importante da Honda em 2025, o novo WR-V deverá se tornar o novo carro de volume da marca. Isso porque o City não tem volume forte e o HR-V, por mais que venda bem, é caro para um segmento ainda sensível a valores. Por isso, todas as apostas da marca japonesa estão no novo Honda WR-V.

Que motor o novo Honda WR-V vai usar?

Com exclusividade, o Auto+ apurou algumas novidades sobre o SUV compacto. Fontes ligadas à marca revelaram que o Honda WR-V terá um novo motor importado. Por conta dos custos de produção desse motor, ele será inicialmente trazido ao Brasil para ser montado no novo modelo.

Contudo, precisamos lembrar que a Honda produz nacionalmente os motores 1.5 aspirado (que estão em City e HR-V), além do 1.5 turbo do HR-V Advance e Touring. Inclusive, o conjunto turbo, que era oferecido no Civic, só virou flex por conta da nacionalização. Por conta disso, o 1.5 turbo não deve ser o escolhido, mas o 1.5 aspirado sim (em algumas versões).

Honda WR-V laranja de frente em cima de uma montanha
Honda WR-V [divulgação]

Se o motor será turbo e importado, a única possibilidade que resta é o 1.0 três cilindros turbo que o City usa na Tailândia. Trata-se de um conjunto bem moderno, com 122 cv e 17,6 kgfm de torque na atual aplicação somente a gasolina. Convertido para flex, pode bater os 130 cv e 20,4 kgfm de torque que o T200 da Fiat oferece.

Quais versões o novo Honda WR-V terá?

Além da motorização, o Auto+ apurou junto à rede de concessionários que o WR-V terá três versões. Ele vai começar na EX 1.5 aspirada, seguirá para a EXL 1.5 aspirada e vai finalizar com a Touring turbo. A gama de versões é bem parecida com a do HR-V, mas não idêntica, especialmente porque só haverá uma versão turbo.

Honda WR-V laranja de traseira em cima de uma montanha
Honda WR-V [divulgação]

Como o conjunto mecânico do modelo top é importado, e mais caro, espere por preços invadindo bem a gama de variantes do HR-V. Com isso, o novo WR-V terá uma versão a menos do que seu irmão maior e que os City sedan e hatch. Inclusive, a rede afirma que o novo SUV faz parte de uma estratégia nova de preços.

Como a Honda percebeu que se tornou uma marca muito cara e, consequentemente, perdeu volume, eles devem apostar forte em valores no novo WR-V. Uma fonte nas concessionárias afirmou que “o valor ainda não está definido. Mas o WR-V faz parte de uma nova estratégia da Honda para o Brasil e eles estão com uma expectativa bem alta, assim como a gente para vender mais”. 

interior do novo Honda WR-V
Honda WR-V [divulgação]

E o Honda WR-V híbrido?

Com a chegada do Toyota Yaris Cross ao Brasil neste ano, inaugurando o segmento de SUVs compactos híbridos, era esperado que a Honda fizesse o mesmo com o WR-V. Inclusive, a marca já confirmou que quer fazer um híbrido por aqui. Mas, se você esperava que isso seria com o novo SUV, pode tirar o cavalinho da chuva.

A Honda não vai apostar no WR-V para a eletrificação neste momento. Como ele é um projeto de baixo custo, feito para atuar no lugar do HR-V em mercados os quais consideram o SUV compacto caro demais, ele não tem ainda motorização eletrificada em nenhum país. Ainda que sua base, a mesma do City e do HR-V, esteja pronta para o sistema e:HEV.

cabine do novo Honda WR-V
Honda WR-V [divulgação]

Você acha que o Honda WR-V fará sucesso no Brasi? Conte nos comentários.