![Honda HR-V 2023 [Auto+ / João Brigato] Honda HR-V 2023 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Honda-HR-V-2023-1-990x556.jpg)
Já lançado no Japão e na Europa, o Honda HR-V de terceira geração está pronto para começar seu caminho rumo à globalização. Prova disso é que o Auto+ fez o primeiro flagra do modelo no Brasil com exclusividade. Rodando em Monte Mor, interior de São Paulo, o SUV derivado do Fit vai subir de categoria para brigar com Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.
O motivo da promoção do Honda HR-V para a categoria de SUVs médios se da por dois motivos. Hoje o modelo já custa o mesmo tanto que Taos, Corolla Cross e Compass em sua versão topo de linha, a Touring. Além disso, ele ficou maior, contando com medida semelhantes às do rei da categoria, o Jeep Compass.
Comparando ao atual HR-V o crescimento é de 1 cm no comprimento e 2 cm na largura. Entre-eixos e altura são os mesmos de antes. Ainda assim, fica devendo ao Jeep Compass 6 cm no comprimento, 2 cm na largura, 4 cm na altura e 2 cm no entre-eixos. A fita métrica do novo HR-V marca 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,58 m de altura.
![Honda HR-V 2023 [Auto+ / Walter Costa]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Honda-HR-V-2023-2-750x450.jpg)
Limpeza visual
Visualmente ele apostará em uma abordagem mais esportiva que o modelo atual. Mas com linhas mais limpas. Os vincos fortes das laterais, dianteira e traseira darão lugar a vincos mais discretos e cortes retos. A lateral do Honda HR-V 2023, por exemplo, tem linha de cintura bem alta e arcos de rodas como únicos vincos presentes.
Na dianteira, faróis finos de LED se conectam à grade frontal. O flagra revela que a Honda vai usar a grade filetada na cor da carroceria, que foi alvo de polêmica na estreia do SUV compacto. Na traseira, vidro mais inclinado ajuda a dar ares de cupê para o modelo, que agora contará com lanternas conectadas.
Novo motor?
Para evoluir, o novo Honda HR-V 2023 deverá contar com uma versão flex mais potente do motor 1.5 turbo. Hoje ele entrega 173 cv e 22,4 kgfm de torque, é oferecido somente na versão Touring, e não bebe etanol. A transmissão CVT também passará por atualizações. É possível que o motor 1.8 seja descontinuado, dado a mudança de categoria do modelo.
>>Novos Honda City 2022 e City hatch chegam em novembro
>>Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross
>>Honda Civic Si 2022: só sedã, menos potente e pode voltar ao Brasil