Já lançado no Japão e na Europa, o Honda HR-V de terceira geração está pronto para começar seu caminho rumo à globalização. Prova disso é que o Auto+ fez o primeiro flagra do modelo no Brasil com exclusividade. Rodando em Monte Mor, interior de São Paulo, o SUV derivado do Fit vai subir de categoria para brigar com Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross.
O motivo da promoção do Honda HR-V para a categoria de SUVs médios se da por dois motivos. Hoje o modelo já custa o mesmo tanto que Taos, Corolla Cross e Compass em sua versão topo de linha, a Touring. Além disso, ele ficou maior, contando com medida semelhantes às do rei da categoria, o Jeep Compass.
Comparando ao atual HR-V o crescimento é de 1 cm no comprimento e 2 cm na largura. Entre-eixos e altura são os mesmos de antes. Ainda assim, fica devendo ao Jeep Compass 6 cm no comprimento, 2 cm na largura, 4 cm na altura e 2 cm no entre-eixos. A fita métrica do novo HR-V marca 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,58 m de altura.
Limpeza visual
Visualmente ele apostará em uma abordagem mais esportiva que o modelo atual. Mas com linhas mais limpas. Os vincos fortes das laterais, dianteira e traseira darão lugar a vincos mais discretos e cortes retos. A lateral do Honda HR-V 2023, por exemplo, tem linha de cintura bem alta e arcos de rodas como únicos vincos presentes.
Na dianteira, faróis finos de LED se conectam à grade frontal. O flagra revela que a Honda vai usar a grade filetada na cor da carroceria, que foi alvo de polêmica na estreia do SUV compacto. Na traseira, vidro mais inclinado ajuda a dar ares de cupê para o modelo, que agora contará com lanternas conectadas.
Inspirado em Fit e Civic, a cabine do Honda HR-V 2023 ficou mais limpa com linhas horizontalizadas e superfícies limpas. O volante pequeno combina coma pegada mais esportiva do SUV compacto japonês. Há ainda saídas de ar integradas como no novo Civic, que não será produzido no Brasil.
Novo motor?
Para evoluir, o novo Honda HR-V 2023 deverá contar com uma versão flex mais potente do motor 1.5 turbo. Hoje ele entrega 173 cv e 22,4 kgfm de torque, é oferecido somente na versão Touring, e não bebe etanol. A transmissão CVT também passará por atualizações. É possível que o motor 1.8 seja descontinuado, dado a mudança de categoria do modelo.
A dúvida fica do motivo pelo qual o novo Honda HR-V andava livre, leve e solto nas ruas de Monte Mor. O centro de desenvolvimento da Honda ainda fica em Sumaré (SP), 17 km distante da cidade interiorana. Além disso, o SUV será feito em Itirapina, que é mais longe. O modelo flagrado não fez questão de se esconder ou fugir. Motorista, inclusive, facilitou bastante o trabalho das câmeras usadas no flagra.
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