Destaque

Exclusivo: Fiat Fastback Abarth terá toque de Compass S

Fiat também quer que o Fastback Abarth seja mais rápido que o Pulse Abarth e está afinando conjunto para isso

Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Montana RS [Auto+ / João Brigato]

Próximo modelo na fila de lançamentos da Fiat no Brasil, o Fastback Abarth já foi flagrado pelo Auto+ em testes junto do Peugeot 2008 a combustão. Agora, contudo, recebemos novas informações sobre o modelo. O SUV cupê com tempero esportivo terá toque de Jeep Compass S e luta para ficar mais rápido que o Pulse Abarth.

O toque de Jeep Compass S no Fiat Fastback Abarth virá da parte inferior toda pintada na cor da carroceria. Será o contrário do Pulse Abarth, que mantém plásticos pretos, típico dos SUVs, nas caixas de roda e para-choques.  Seu irmão cupê vai para uma pegada mais urbana. As caixas de roda serão pintadas na cor da carroceria para dar um ar de carro alargado a ele.

O para-choque manterá detalhes em preto fosco, mas em quantidade muito menor do que a presente no Pulse Abarth. Com o Fastback picado pelo escorpião, a Fiat não vai negar sua pegada urbana. Para-choque dianteiro será igual ao do Pulse, assim como os adesivos vermelhos berrantes e o teto pintado em preto.

Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Por dentro, o Fiat Fastback Abarth terá alguns itens a mais de sofisticação em relação ao Pulse. Bancos poderão receber nova padronagem bicolor e até fala-se em tons de acabamento diferentes para o painel. Afinal, o Fastback é mais sofisticado que o Pulse – algo que precisa transparecer ainda mais no Abarth.

Com a chegada do Fastback Abarth de verdade, o Limited Edition Powered by Abarth sairá de linha. Há chance de que a versão possa mudar de nome e ser mantida como uma alternativa mais elegante e menos espalhafatosa que o Abarth de fato. Isso se deu por conta do sucesso do modelo. Mas o plano inicial é que ele saia de linha.

Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]
Fiat Pulse Abarth [Auto+ / João Brigato]

Precisa ser mais veloz que o Pulse

Outro ponto em que a Fiat está trabalhando com força é na performance. O Fastback Abarth precisa ser mais rápido que o Pulse Abarth, determinou a engenharia da marca. Isso sem mexer nos 185 cv e 27,5 kgfm de torque providos pelo motor 1.3 quatro cilindros turbo que também está no Fastback Limited Edition Powered by Abarth.

Hoje temos o Pulse Abarth fazendo de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos contra 8,1 segundos do Fastback Limited Edition Powered by Abarth. No caso do Fastback Abarth, a Stellantis trabalha em tentar fazer o SUV chegar aos 100 km/h em menos de 7,5 segundos. Resposta de acelerador, turbo e câmbio devem mudar para chegar a tal tempo.

Fiat Fastback Abarth [Auto+ / João Brigato]
O lançamento do segundo modelo da Abarth no Brasil deverá ocorrer somente no segundo semestre. Agora, a engenharia da Stellantis finaliza os trabalhos na Ram 291 e no Citroën C3 Aircross. Haverá ainda um terceiro Abarth por aqui, especificamente o Fiat 500 Abarth em sua nova variante totalmente elétrica. 

>>Mitsubishi juntou os grupos Peugeot e Fiat antes da Stellantis

>>Fiat Fastback Impetus prova que menos é mais | Avaliação

>>Só quem é chato não vai gostar do Fiat Pulse Abarth | Avaliação