Era melhor que o Polo

Esse é Voyage G3 que a Volkswagen jogou fora

Depois de anos de segredo e muito mistério, o visual do Volkswagen Voyage que nunca nasceu finalmente foi mostrado

Volkswagen Voyage G3 [@mentirasautomotivas]
Volkswagen Voyage G3 [@mentirasautomotivas]

Um dos maiores segredos e curiosidades da indústria automotiva brasileira é: como seria o Volkswagen Voyage G3 (e também o bolinha e o G4)? Diferentemente de todos os membros da família Gol, o sedã compacto foi o único a não ganhar a segunda geração, popularmente conhecida como bolinha. Mas o segredo finalmente acabou.

Revelado pela página Mentiras Automotivas, uma apresentação interna da Volkswagen mostrou imagens inéditas do Volkswagen Voyage que deveria ter sido lançado em 1999. Protótipos do Voyage bolinha existiram, mas ao que tudo indica, o projeto caminhava para ser lançado junto do Gol G3.

O mais interessante é que a traseira é muito parecida com a do Voyage lançado na terceira geração do Gol em 2008. O formato da lanterna é idêntico ao do modelo que marcou a maior mudança da família. Inclusive o desenho de um pequeno aerofólio na tampa traseira, a posição do logotipo da VW são iguais aos do Voyage que recentemente morreu.

A maçaneta para abertura da tampa do porta-malas seguia o que foi empregado no Gol G3, com um puxador junto do bocal de chave. Já o desenho das portas traseiras era inédito, bem parecido com o do Bora. No protótipo é possível ver a frente do Gol G3, mas com faróis levemente mais arredondados, além de retrovisores, maçanetas e rodas do Gol bolinha.

Não existiu por birra

Ou seja, o Voyage G3 estava em estágio inicial de desenvolvimento junto da reestilização do Gol. Só que o modelo nunca foi lançado por brigas internas na Volkswagen. Segundo relatos de Luis Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, o Voyage bolinha e, consequentemente o G3, foi descartado por uma birra de um executivo.

Volkswagen Voyage G3 [@mentirasautomotivas]
Volkswagen Voyage G3 [@mentirasautomotivas]

Em sua página no Instagram, Veiga contou que “O modelo [Voyage] feito sem conhecimento do Warkuss [designer chefe do grupo Volkswagen]. Depois de dispensar meu chefe, ele pediu para que eu tocasse o projeto. O modelo ficou ótimo, porém o Chairman da época, Lopes, por ser contrariado, decidiu trazer o Polo Classic em seu lugar”.

Gostou do visual do Voyage G3? Conte nos comentários.


>>5 carros ruins que as pessoas simpatizam com eles

>>As parcerias mais inusitadas que resultaram em 5 carros bizarros

>>5 carros para comprar pelo preço do Jeep Commander Blackhawk