Nada como um dia após o outro. Se em um passado recente, o presidente da Tesla, Elon Musk, fez piada com a BYD. Agora o mesmo magnata admite ter medo das marcas chinesas, em especial a fabricante de Dolphin, Seal e Song Plus. Para ele, se algo não for feito em questão de sanções econômicas, os chineses vão dominar o mundo.
Segundo reportagem da Reuters, Elon Musk disse que os chineses são “muito competitivos. Eles são extremamente bons”, tendo como referência direta a BYD. Nos últimos tempos, a Tesla tem feito uma verdadeira guerra de preços, sacrificando lucros para vender seus carros mais baratos e ganhar em volume.
Como consequência, o Tesla Model Y foi o carro mais vendido da Europa. Só que isso não impediu a BYD de se tornar a marca de carros elétricos mais vendida do mundo no último quadrimestre do ano, superando a Tesla. Musk admite que o corte de preços está atingindo um limite e que a marca poderá ter problemas no futuro.
Engrossando o discurso de outras fabricantes internacionais, que inclusive fizeram um verdadeiro auê no Brasil para subir impostos de importação por medo dos chineses, Elon Musk quer o mesmo na Europa e EUA. “[as marcas chinesas, em especial a BYD] terão muito sucesso fora da China, dependendo de que tipo de barreiras e tarifas serão impostas”, diz Musk.
“Se não houver nenhum tipo de barreiras estabelecidas, eles vão destruir todas as outras fabricantes de carros no mundo”, admite Elon Musk. Ou seja, se há pouco tempo as marcas chinesas não eram sequer vistas como sérias e foram motivo de piada pelo dono da Tesla, hoje são vistas como uma ameaça a nível global.
Você acha que a BYD ainda vai dar muita dor de cabeça para a Tesla? Conte nos comentários.
>>Tesla terá carro elétrico barato para rivalizar com a BYD
>>BYD Song Plus e a saga dos 1.000 km com um tanque | Avaliação