Destaque

Eletroposto da Audi mais parece uma sala VIP de aeroporto

Com regalias luxuosas e test-drive de novos modelos elétricos, o eletroposto da Audi lançado na Alemanha pode ganhar o mundo

Audi [divulgação]
Eletroposto Audi [divulgação]

Para quem já experienciou o uso de um carro 100% elétrico ou híbrido, sabe que a parte do carregamento é a mais chata e demorada. Se não houver o que fazer próximo ao eletroposto em que você deixou o carro, espere por pelo menos uma hora e meia de puro tédio. Mas a Audi resolveu esse problema com uma dose de luxo inspirada na sala vip do aeroporto.

Chamado de Audi Charging Hub, o centro de carregamento elétrico será inaugurado pela marca em 23 de dezembro na Alemanha na cidade de Nuremberg. O projeto modular permite o rápido desmonte do lounge e a transferência para outros lugares. A Audi, inclusive, planeja mais desses centros pelo mundo. Quem sabe no Brasil?

A sala vip dos carros elétricos conta com 200 metros quadrados de área útil e pode carregar até 6 carros ao mesmo tempo, totalizando 80 Audis elétricos por dia. Para isso, a estação conta com capacidade para 2,45 MWh de energia. Contudo, ela usa baterias antigas para armazenar energia e não puxar da rede em momentos de alto consumo.

Há ainda painéis solares na parte superior do lounge para captar energia de maneira ecologicamente correta. Porém, o carregamento não é grátis: a Audi cobra 31 centavos de euro (R$ 2 aproximadamente) para cada kilowatt hora usado. Segundo a marca, isso equivale ao custo de um wallbox residencial, mas com carregamento bem mais rápido.

Após plugar o carro no estacionamento e acionar o equipamento pelo aplicativo myAudi, o dono tem acesso a um espaço requintado e luxuoso. O andar superior é todo recoberto por vidros e paredes com tons quentes. Vários sofás estão à disposição, assim como uma telona de 98 polegadas para acompanhar os carregamentos ou configurar um novo Audi.

Eletroposto Audi [divulgação]
Eletroposto Audi [divulgação]
O espaço vip ainda tem à disposição test-drive com o novo Q4 e-tron e com o esportivo RS e-tron GT. Vale ressaltar que somente donos de carros elétricos da Audi tem acesso ao espaço na Alemanha.

>>Audi voltará a produzir carros no Brasil em 2022 com dois SUVs

>>Audi A3 2022 está em seu estado de arte | Impressões

>>Audi A6 é o melhor carro que você não lembrava que existe | Avaliação