Toyota terá carro elétrico com 1.200 km de autonomia

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid azul estacionado de frente no asfalto com árvores ao fundo
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Os carros elétricos são mais tecnológicos do que os modelos movidos a combustão. De olho nesse importante fator, a Toyota já tem novos planos. Um dos futuros lançamentos da marca, será elétrico e contará com bateria de estado sólido. Esse componente é tão evoluído que promete autonomia de 1.200 quilômetros. Contudo, sua chegada é prevista para daqui a muitos anos.

As baterias de estado sólido são tecnológicas, mas demandam muitos estudos e trabalhos para se adequarem perfeitamente aos carros. Já em 2022, a marca japonesa afirmou que em 2025, haveria um modelo seu já com esse tipo de bateria. Entretanto, nenhuma notícia a mais sobre ele foi divulgada. Ou seja, esse carro foi esquecido no churrasco. Essa bateria é tão diferente, que promete uma carga de 10% até 80% em apenas 10 minutos e uma autonomia de 1 mil quilômetros com uma recarga.

Só que, esse projeto da Toyota só deve chegar bem mais para frente. Um dos rumores que cresceu após uma fala de um funcionário da marca em conversa com a equipe do Automotive News Europe, é que o modelo apareça somente após 2028. O chefe da Toyota Kirloskar Motor da Índia, revelou que é verdade que esse modelo chegará dentro de alguns anos. Vikram Gulati ainda revelou que a marca fará pequenas mudanças nessa bateria e que ela conseguirá atingir a marca de 1.200 quilômetros de autonomia com uma única carga.

Mirai
Toyota Mirai [Divulgação]

Modelos eletrificados da Toyota dominam o Brasil

Para mostrar o quanto mercado automotivo brasileiro aderiu ao novo segmento, no começo de janeiro de 2024, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE, divulgou o total de vendas de carros eletrificados ao longo dos 12 meses de 2023 em todo o território brasileiro. Existem muitas surpresas, graças às vendas da BYD, CAOA Chery, GWM, Volvo e até marcas bem mais premium.

Surpreendentemente, os dois carros que dominaram o total de carros eletrificados foram dois da Toyota. Os irmãos Corolla e Corolla Cross desbancaram os novos Dolphin, Ora 03, Song Plus e Haval H6 e se consolidaram no gosto popular brasileiro. Enquanto o sedã médio vendeu ao todo 7.885 unidades das versões híbridas, o SUV médio híbrido foi entregue para mais de 12.115 clientes.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Você gosta dos carros da Toyota? Teria ou tem um na sua garagem? Conte nos comentários

>>BYD constrói navio para exportar seus carros na China

>>Hyundai desenvolve carros movidos a coco

>>Mercedes-Benz vai instalar tela de cinema em seus carros