Nos últimos dias, começou a circular uma mentira e um rumor absurdo sobre o Hyundai HB20. A notícia falsa publicada por alguns sites e páginas de redes sociais afirma que o HB20 e o HB20S vão sair de linha em 2024, o que é uma grande mentira. Mais uma vez, fake news sobre carros ganham as forças aqui no Brasil.
Recentemente o Auto+ já desmentiu notícias falsas como sobre o mentiroso retorno do Chevrolet Celta, a falácia sobre a venda do Toyota Vitz por aqui ou a errônea chegada do Honda Brio ao nosso país. A morte do Hyundai HB20 em 2024 é mais uma dessas mentiras feitas somente para caçar cliques e rentabilizar com sites de procedência duvidosa.
Hyundai HB20 e seu irmão HB20S foram reestilizados há pouco tempo, especificamente há quase um ano. O lançamento dos modelos com visual renovado aconteceu em 5 de julho e, desde então, as vendas só aumentaram. O HB20 é um dos dez carros mais vendidos do Brasil, enquanto seu irmão sedã é um dos campeões da categoria.
Mudança de prioridade
O que aconteceu, na realidade, é que a Hyundai passou a priorizar a produção do Creta em detrimento da fabricação de HB20 e HB20S. Isso porque o SUV compacto dá mais lucro e tem maior procura nas lojas, enquanto o hatch e o sedã são bastante procurados para vendas diretas para grandes empresas, ainda que tenham grande público nas revendas.
Ainda assim, a produção do trio está a todo vapor na fábrica de Piracicaba, que praticamente trabalha com capacidade máxima. Existem planos de expansão da planta paulista para o futuro, mas por enquanto eles seguem como estão. Inclusive, estão programadas novidades para o HB20 hatch e também para o Creta.
Novidades em breve
O Hyundai HB20 deverá receber no ano que vem ou ainda neste ano, uma versão esportivada assinada pela divisão N. Repetindo a estratégia do Creta N Line, o HB20 N Line terá visual esportivo e, possivelmente, suspensão retrabalhada. Todo HB20 sempre teve uma versão esportiva visualmente, alternando entre os nomes Spicy, R-Spec e Sport.
Já o Creta será reestilizado. O modelo receberá a mesma dianteira aplicada em outros mercados. Inspirada na frente do Tucson, a mudança visual tentará amenizar o polêmico visual do SUV compacto que, faz sucesso, mas é considerado um dos modelos mais feios à venda em nosso país.
>>Toyota Vitz de R$ 55 mil não será vendido no Brasil