Ontem noticiamos aqui no Auto+ que a Seres Brasil vai representar a Seres em si e mais uma marca, a DFSK. A marca nunca veio ao nosso mercado, mas vende carros na Argentina desde 2017. Só que a empresa nada mais é que o braço comercial da Dongfeng, com uma joint-venture com a Sokon. Vem daí a sigla DFSK, de Dongfeng-Sokon.
A linha de comerciais leves, apesar de ser uma marca que já ensaiou a sua chegada no nosso mercado no início da década passada, não traz muitas mudanças em relação aos comerciais da Effa. Basicamente, os veículos da DFSK representam muito bem aquela primeira leva de carros chineses em nosso país, como Chana, Hafei, Shineray e a própria Effa.
Destas, apenas a Effa conseguiu resistir depois de uma reestruturação. A fala as Seres Brasil sobre a DFSK também traz um ponto interessante. Em comunicado, a empresa comenta que tem o “objetivo de oferecer no mercado nacional modelos de propulsão elétrica das marcas Seres (passageiros) e DFSK (comerciais leves)”.
Isso abre uma brecha para que a DFSK venha ao nosso mercado com comerciais leves elétricos. E a marca atua no Reino Unido com a EC35 EV, uma van compacta com motor elétrico de 81 cv e 20,4 kgfm. Ela é equipada com uma bateria de 39 kWh que oferece uma autonomia de 166 km, com velocidade máxima de até 100 km/h. Ela ainda oferece uma versão que aumenta a autonomia para 267 km, mas que reduz a velocidade máxima a apenas 80 km/h.
Tendo um volume de 4,8 m³ e capacidade útil de carga de 1.015 kg, pode ser interessante para pequenas e médias empresas. Para carregar, o pequeno furgão recupera 80% da bateria em uma hora num carregador rápido DC. Na terra do rei, ainda existe o EC31 EV, um VUC elétrico (foto abaixo). Na Argentina, a linha DFSK vende apenas modelos a combustão, equipados com motor 1.5 a gasolina de 101 cv, 13,8 kgfm de torque e câmbio manual de 5 marchas.
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