Destaque

Dongfeng eπ 007 tem nome de filme, porta de Lamborghini e painel de McLaren

Novo esportivo da Dongfeng, o eπ 007 entrega desempenho e design esportivo, além de se inspirar em outras grandes marcas

Dongfeng eπ 007 [divulgação]
Dongfeng eπ 007 [divulgação]

A Dongfeng, outra marca chinesa, abriu as encomendas para o seu esportivo elétrico, o novo eπ 007. O cupê de quatro portas tem um design elegante e aerodinâmico, com um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,209 Cx. A sua frente se assemelha à de muitos outros veículos elétricos chineses, apresentando luzes diurnas de LED finas e faróis principais posicionados mais abaixo. A falta de uma grade dianteira é compensada por uma linha angular que atravessa toda a largura do carro.

Outros elementos notáveis do design incluem maçanetas embutidas, lanternas traseiras finas de LED e um aerofólio retrátil. Os clientes chineses até têm a opção de equipar o eπ 007 com portas tesoura inspiradas pela Lamborghini. Essas portas estão disponíveis como parte de um pacote opcional especial, oferecido para os modelos topo de linha 620 Pro e 540 Max.

Além do nome 007 e as portas estilo Lamborghini, há um outro detalhe curioso no interior.  Enquanto o centro do painel apresenta uma central multimídia de 15,6 polegadas, há também um painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas que pode ser rotacionado, recurso que lembra o McLaren 720S e que deixa apenas as informações essenciais no cluster.

Dongfeng eπ 007 [divulgação]
Dongfeng eπ 007 [divulgação]
A Dongfeng ainda adicionou diversos outros equipamentos no modelo, já que o eπ 007 tem massageador nos bancos dianteiros, um sistema de iluminação ambiente com 64 cores, sistema de som premium com 20 alto-falantes, carregador sem fio para celulares de 50W e reconhecimento facial para destravamento das portas. Ele também possui uma ampla variedade de 38 sensores que permitem várias funções, incluindo estacionamento com memória, estacionamento remoto e o sistema avançado de assistência ao motorista.

Motores do Dongfeng eπ 007

O eπ 007 estará disponível em versões totalmente elétricas e também híbridas, mas com o motor a combustão servindo apenas para aumentar a autonomia. O modelo base 53-Pro BEV possui uma bateria de 56,83 kWh, um motor elétrico traseiro com 217 cv (160 kW) e 31,6 kgfm de torque. Ele tem uma autonomia de até 530 km com uma única carga e acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.

Dongfeng eπ 007 [divulgação]
Dongfeng eπ 007 [divulgação]
A versão intermediária 620 Pro vem equipada com uma bateria maior de 70,26 kWh, um motor elétrico traseiro de 272 cv e 32,6 kgfm de torque. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e oferece uma autonomia de até 620 km com uma única carga.

No topo da linha está a versão 540 Max focada em alto desempenho, apresentando a mesma bateria de 70,26 kWh e dois motores elétricos que entregam uma potência combinada de 544 cv e 65,2 kgfm de torque. Essa variante acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e pode percorrer uma distância de 540 km com uma única carga.

Dongfeng eπ 007 [divulgação]
Dongfeng eπ 007 [divulgação]
A versão híbrida oferecida pela Dongfeng é a 200 Pro, que incorpora um motor 1.5 a gasolina, uma bateria de 28,39 kWh e utiliza o mesmo motor elétrico traseiro de 217 cv do modelo base. Essa versão pode percorrer até 200 km somente com energia elétrica ou até 1.200 km com o motor a gasolina atuando como extensor de autonomia.

>> HB20 Limited Plus: uma ameça ao 208 Style? | Avaliação

>> BYD prepara sedã híbrido para fazer Corolla comer poeira

>> Mercedes-Benz abandona caminhonete Classe X ao relento