![Dodge Vision era um Fiat Grand Siena disfarçado [divulgação] Dodge Vision era um Fiat Grand Siena disfarçado [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/dodge_vision_1_edited-990x556.jpg)
Se a ideia da RAM vender Strada, Toro e até Fiorino parece algo completamente fora de contexto quando pensada na realidade além Brasil, prepare-se para descobrir a verdadeira bagunça que é a Dodge do México. Além dos tradicionais muscle-cars, a marca vendeu por lá carros da Hyundai e hoje conta com portfólio que mistura modelos da Mitsubishi e da Fiat.
Em uma mesma concessionária da Dodge do México você pode encontrar o jurássico Journey estacionado ao lado de um Fiat Tipo ou de um Mitsubishi Attrage. Mas até pouco tempo atrás, o showroom também era habitado pelo Fiat Grand Siena com câmbio Dualogic estacionado ao lado de um Challenger Hellcat com motor V8 de 717 cv.
![Dodge Attitude 1ª geração [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/dodge_attitude_editedj-750x450.jpg)
Hyundai Dodge
Antes mesmo da Fiat entrar na jogada e espalhar sua linha de compactos entre as marcas do grupo Chrysler, a Dodge mexicana se aliou à Hyundai para vender modelos de pequeno porte por lá. O acordo começou em 2006 com o lançamento do Attitude, que nada mais era do que um Hyundai Accent de terceira geração com outro nome.
A ideia da Dodge era entrar no segmento de modelos compactos, enquanto a Hyundai poderia vender seus carros no México sem a necessidade de uma operação local. A parceria foi evoluindo e a Dodge chegou a vender também o subcompacto Atos no México como se fosse um legítimo produto da marca norte-americana.
Em 2013, quando a Dodge já fazia parte do grupo FCA, a parceria foi desfeita. A Hyundai queria atuar sozinha no mercado mexicano, que tinha se provado promissor dada as vendas altas que os modelos by Dodge tinham no mercado. Houve um pequeno hiato entre o fim dos modelos Dodge Hyundai para a comercialização independente.
Fiat e Mitsubishi entram na jogada
Em 2015, sem modelos compactos para chamar de seus, a Dodge resolveu apelar e buscou duas parceiras diferentes. Do Brasil, recrutou o Fiat Grand Siena, enquanto da Tailândia convocou o Mitsubishi Attrage para substituir o antigo Hyundai Accent.
Mesmo assim a Dodge o lançou como terceira geração do Attitude. A diferença para os modelos da Hyundai, dessa vez, foi a grade frontal. A Dodge modificou o desenho da peça para que se encaixasse na identidade visual da marca. Não há logotipos da Mitsubishi no modelo, ao contrário do que acontecia com o Attitude da Hyundai.
Em contrapartida, é oferecido até hoje no México com preços partindo de 196.900 pesos (R$ 51.861). Ele usa motor 1.2 três cilindros aspirado com 76 cv e 10,2 kgfm de torque atrelado à transmissão manual de cinco marchas ou CVT. Com 4,25 m de comprimento, ele é um sedã subcompacto apenas 9 cm mais longo que um Chevrolet Onix hatch.
Me empresta o seu Siena?
Por fim, o último Dodge que não é um Dodge de verdade chegou em 2016 importado da Turquia. Considerado como a terceira geração do Dodge Neon, esse Fiat Tipo Sedan rebatizado nada tem a ver com simpático sedã médio de faróis arredondados que foi vendido no final dos anos 1990.
Lá no México ele é vendido na versão de entrada SE equipada com o velho motor 1.4 Fire que hoje sobrevive apenas na Strada e no Fiorino. Por fim, as versões Sport e GT usam o já descontinuado 1.6 E.torQ de 110 cv. Com porte de Toyota Corolla, o Dodge Neon custa entre 257.400 pesos (R$ 67.695) e 343.900 pesos (R$ 90.445).
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