Destaque

Covid-19: Toyota retoma produção só em junho

Retorno foi postergado nas quatro unidades fabris da montadora no Brasil

Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) [divulgação]
Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo (SP) [divulgação]

Suspensão temporária de contratos. Essa foi a saída que a Toyota do Brasil encontrou para enfrentar a quarentena imposta no país, sem precisar colocar a saúde de seus colaboradores em risco. Com a medida, foi possível postergar a retomada da produção de suas quatro unidades fabris para junho. Mais precisamente, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, voltam no dia 22, já a unidade de Sorocaba, apenas no dia 24.

Em comum acordo com os sindicatos de cada unidade, a suspensão acontece a partir do dia 22 de abril para parte dos colaboradores ligados diretamente à linha de produção. O objetivo é, justamente, preservar os empregos de funcionários horistas e administrativos de todas as áreas e níveis. A medida também visa preservar os salários líquidos entre 75% e 100% do seu valor, conforme a faixa de remuneração de cada pessoa.

A Toyota continuará avaliando o avanço da Covid-19 no Brasil momento a momento, e caso entenda ser possível retomar as atividades antes do previsto – conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) – reverá esse cronograma. Colaboradores que continuam trabalhando em regime regular ou home office (trabalho em casa) serão avisados com antecedência.Veja mais:

>> Toyota suspende produção na próxima semana

>> Toyota prorroga retorno de produção

>> Toyota SW4 será reestilizada em breve; veja o flagra