Primeiro modelo do lado FCA a ser construído com plataforma de PSA, o Jeep Avenger, conhecido também como mini Renegade, ganhou o prêmio de carro do ano na Europa. A acirrada disputa tinha outro modelo da Stellantis no páreo e a nova geração da Volkswagen Kombi elétrica.
Através da votação feita por jornalistas especializados, o Jeep Avenger marcou 328 pontos e se consagrou como o carro do ano na Europa. A vantagem do mini Renegade na pontuação frente à segunda colocada, a Volkswagen Kombi elétrica, foi de 87 pontos, sendo a maior diferença entre todos os colocados. A VW ID.Buzz teve 241 pontos marcados.
A lista foi fortemente dominada por modelos elétricos, Jeep Avenger, Volkswagen ID.Buzz, Nissan Ariya, Kia Niro e Toyota bZ4X são todos modelos elétricos. Kia Niro ainda tem opção híbrida, enquanto o mini Renegade só terá variante a combustão lançada nesse ano.
Dos 7 modelos mais votados, só o Renault Austral, que ficou em quinto, e o Peugeot 408, sexto colocado, não são elétricos. Contudo, ambos são oferecidos em versões híbridas, enquanto o SUV cupê da Stellantis em breve terá uma variante movida somente a eletricidade.
Pontuação
1. Jeep Avenger – 328 pontos
2. Volkswagen ID. Buzz – 241 pontos
3. Nissan Ariya – 211 pontos
4. Kia Niro – 200 pontos
5. Renault Austral – 163 pontos
6. Peugeot 408 – 149 pontos
7. Toyota bZ4X – 133 pontos
Brasil no jogo
Dos sete modelos mais bem colocados na disputa de carro do ano, apenas um deles é atualmente vendido no Brasil: o Kia Niro. Já a Volkswagen Kombi elétrica foi confirmada para o nosso país e em breve deve chegar ao território nacional. É diferente da situação do Jeep Avenger, que é muito cotado, mas ainda não foi confirmado pela marca como modelo de entrada.
A transferência da produção do Jeep Renegade de próxima geração para Betim, onde ele usará a plataforma modular CMP da Stellantis, reforça a possibilidade de o Avenger ser feito aqui. Afinal, ele usa justamente a base CMP do Citroën C3, Peugeot 208 e do futuro Renegade a ser feito em Minas Gerais.
Outro modelo que deve aparecer aqui, mas como importado, é o Nissan Aryia. A marca apresentou o SUV elétrico no lançamento da Frontier na Argentina dando pistas de que ele poderia vir. Renault Austral, Peugeot 408 e Toyota bZ4X tem pouquíssimas chances de chegar ao Brasil, chegando a quase nulas.
>>Os 5 carros que mais se deram bem em 2022
>>Jeep Renegade Sport é o SUV do custo-benefício forte | Avaliação
>>Jeep Renegade Trailhawk quebra todos os estigmas do meme | Avaliação