Destaque

Corolla Cross ganha versão turbo de 304 cv com solução exótica

Ao invés de queimar gasolina, etanol ou diesel, o Corolla Cross H2 Concept usa hidrogênio para se mover

Toyota Corolla Cross turbo
Toyota Corolla Cross H2 [divulgação]

Provando mais uma vez ser a marca mais empenhada em usar hidrogênio como combustível para seus carros ao invés da eletricidade, a Toyota apresentou um tipo diferente de Corolla Cross. Batizado de H2 Concept, esse Corolla Cross 1.6 turbo usa hidrogênio como combustível, só que de um jeito diferente da Hilux H2 Concept apresentada anteriormente.

Enquanto a versão a hidrogênio da Toyota Hilux usa um processo de separação de moléculas de hidrogênio para gerar energia elétrica para abastecer as baterias do sistema elétrico, o Corolla Cross H2 usa o hidrogênio como combustível. A Toyota substituiu a alimentação de gasolina pelo hidrogênio, como era usado na primeira geração do Mirai.

Assim, o 1.6 três cilindro turbo do GR Corolla foi parar debaixo do capô do Corolla Cross H2 com 304 cv. E o mais divertido de tudo: ele conta com transmissão manual de seis marchas. No Brasil nunca existiu um Corolla Cross manual, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Segundo a marca, ele chega aos 100 km/h em algo entre 5 e 6 segundos.

Toyota Corolla Cross H2 [divulgação]
Toyota Corolla Cross H2 [divulgação]
Os tanques de hidrogênio vieram do Mirai, enquanto o visual é o mesmo da versão GR Sport vendida no Brasil. A única diferença fica por conta da lanterna traseira que é transparente, ao invés de vermelha. Por dentro, ele conta com uma central multimídia maior e quadrada. 

A Toyota diz que há 40% de chance de que o Corolla Cross H2 entre em produção. No Brasil, a marca vem promovendo o Mirai como uma alternativa tecnológica, mas que não pode em um futuro ser vendido. O problema é que por aqui a estrutura para carros movidos a hidrogênio é zero. Ou seja, a comercialização desse tipo de carro no Brasil é impossível.

Toyota Corolla Cross H2 [divulgação]
[divulgação]

>>Toyota Hilux a hidrogênio pode acabar com as picapes diesel?

>>BYD já é maior que Volkswagen e Toyota na China

>>Toyota apresenta teaser de novo SUV com três fileiras de bancos