
Antes da invasão dos SUVs e da moda das minivans, o mercado brasileiro era dominado por hatches médios. Eles eram o próximo passo lógico do comprador do hatch compacto ou daqueles que queriam uma tocada mais divertida e um toque a mais de sofisticação.
Contudo, o segmento por aqui minguou e hoje hatches médios de luxo são a última alternativa (fora o corajoso Chevrolet Cruze Sport6, recentemente diminuído a apenas uma versão). Mas como estão hoje os hatches médios de sucesso do passado? Como eles ficaram depois de desistir do Brasil?
Volkswagen Golf
A melhor fase do Volkswagen Golf no Brasil foi a da sétima geração. Tivemos versão GTI e até a eletrificada GTE. Produção alemã, mexicana e até brasileira, além de um visual indiscutivelmente bonito e uma gama de motores aclamada (menos o 1.6 MSI que virou mico).
Chevrolet/Vauxhall/Opel Astra
Tecnicamente podemos dizer que a segunda geração do Astra não foi a última no Brasil. Até porque o Vectra GT nada mais era que o Astra da geração seguinte com nome trocado. Mostrando que os hatches médios já viveram seu auge no Brasil ao pensar que a Chevrolet já teve dois em sua linha.
Fiat Tipo
A grande ironia do destino entre os hatches médios da Fiat é que o Tipo foi substituído pelo Bravo, que cedeu seu lugar para o Stilo, que foi trocado pelo Bravo e que depois perdeu seu posto para o Tipo. O ciclo se fechou com o novo Fiat Tipo com direito a família quase tão extensa quanto do primeiro Bravo.
Ford Focus
A terceira geração do Ford Focus foi a última global. Lançado em 2018, seu substituto passou a ser restrito à Europa como hatch e perua, além da versão sedã restrita à China. Tem menor participação mundial e ainda não tem uma versão RS, mas isso não tira o brilho do modelo.
Hyundai i30
O último suspiro dos hatches médios no Brasil talvez tenha sido o Hyundai i30. Sua primeira geração foi um verdadeiro sucesso e ainda é presença comum nas ruas nacionais. Quase que unanimemente na cor prata. A segunda geração foi mais apagada ao trocar o motor 2.0 pelo mesmo 1.6 do HB20, além de ser mais caro.
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