Destaque

Comercial da Toyota é banido por motivo inusitado

Associação do Reino Unido pediu para a Toyota retirar o anúncio do ar por motivos ambientais, além de incentivar pessoas a fazerem off-road

Toyota Hilux GR Sport [divulgação]
Toyota Hilux GR Sport [divulgação]

A Toyota teve dois anúncios da Hilux bloqueados pela Advertising Standards Agency (ASA), agência reguladora de publicidade do Reino Unido. A decisão foi baseada na falta de responsabilidade social em relação ao meio ambiente. Essa é a primeira vez que a ASA impede a veiculação de um anúncio por esse motivo.

Os anúncios em questão foram ao ar originalmente em 2020 e foram alvo de reclamação do grupo Adfree Cities, que busca eliminar material de marketing de espaços públicos. O primeiro anúncio é um vídeo divulgado nas redes sociais que mostrava uma fila de Hilux atravessando um leito de rio, como se fosse uma cena de documentário da natureza, com uma narração exaltando a capacidade off-road do veículo. O vídeo terminava com as palavras “Toyota Hilux. Feita para explorar”. O segundo anúncio proibido era um cartaz que mostrava outro grupo de picapes levantando poeira em uma paisagem desértica, com o título “Feito para explorar”.

Em sua defesa, a Toyota argumentou que a Hilux foi projetada para enfrentar os ambientes mais desafiadores e que setores como o da agricultura realmente necessitam dessa capacidade off-road apresentada nos anúncios. Além disso, a empresa destacou seus esforços para eletrificar os veículos desde 1997, evidenciando seu compromisso com o cuidado com o planeta. A montadora também afirmou que as filmagens foram realizadas em terras particulares na Eslovênia, com permissão do proprietário.

Toyota Hilux GR Sport [divulgação]
Toyota Hilux GR Sport [divulgação]

No entanto, a ASA considerou que os anúncios mostravam e aprovavam o uso dos veículos de uma forma que ignorava seu impacto na natureza e no meio ambiente. Mesmo reconhecendo que a cena do vídeo era pura fantasia e que a intenção da Toyota era alcançar clientes que realmente necessitam de um veículo com capacidade off-road, a agência reguladora decidiu pela proibição dos anúncios.

A decisão da ASA levanta questões sobre a responsabilidade social das empresas em suas campanhas publicitárias e destaca a importância de considerar o impacto ambiental em todas as formas de comunicação. Por outro lado, a Toyota, deve rever sua estratégia de marketing para garantir que suas mensagens estejam alinhadas com as preocupações globais em relação ao meio ambiente. Veja o comercial abaixo.

O que achou desta decisão da proibição do comercial da Toyota Hilux? Deixe nos comentários a sua opinião.

.

>> Conheça os carros 4×4 mais baratos atualmente no Brasil

>> 5 carros vendidos no Brasil que já tiveram gerações horrorosas

>> Black Friday da Jeep tem descontos de quase R$ 12 mil nos SUVs