Destaque

Com o Nissan Sentra, Brasil agora tem 7 sedãs médios à venda

Com o recente lançamento do Nissan Sentra, agora o mercado brasileiro conta com 7 sedãs médios à venda, mas só um faz sucesso

Nissan Sentra 2023 [divulgação]
Nissan Sentra 2023 [divulgação]

Depois de muitos anos dominado pelo Toyota Corolla, o segmento de sedãs médios voltou a ter novidades. Só em 2023, dois gigantes foram renovados: Honda Civic e Nissan Sentra. Mas e agora, como ficou esse segmento?

Prova dessa falta de interesse dos brasileiros é que, mesmo com a chegada do novo Sentra, nós temos apenas sete sedãs médios à venda atualmente. A conta desconsidera os modelos de luxo e somente um deles, o Corolla, realmente consegue atingir um bom número de vendas, enquanto os outros ficam até mesmo esquecidos nas concessionárias.

Nissan Sentra

Começando pelo modelo mais recente no mercado de sedãs médios: há menos de uma semana a Nissan trouxe ao Brasil a nova geração do Sentra (que havia saído de linha no nosso mercado em 2021). É uma nova chance a uma categoria cada vez mais escassa.

O modelo da Nissan está sendo ofertado em duas versões de acabamento: Advance e Exclusive. Ambas são equipadas com o mesmo conjunto mecânico composto pelo motor 2.0 aspirado à gasolina de até 151cv e 20 kgfm. A transmissão continuamente variável (CVT) simula 6 marchas.

Preços e versões Nissan Sentra 2023:
Advance 2.0 CVT: R$ 148.490
Exclusive 2.0 CVT: R$ 171.590

Volkswagen Jetta

O Jetta é um dos poucos sedãs médios vendidos atualmente em nosso país com pegada esportiva. Porisso, está disponível em somente na variante GLI.

Com proposta e desempenho apimentados, o três volumes da Volkswagen atua em um nicho mais específico, com uma faixa de preço bem mais elevada que grande parte dos outros modelos da categoria.

Essa configuração única do Volkswagen Jetta traz o motor 2.0 350TSI (turbo à gasolina) que rende até 231 cv e 35,7 kgfm. Ele trabalha em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 velocidades, chamada de DSG.

Por ser muito caro e destinado a um público muito específico, a quantidade de emplacamentos do Jetta foi bem baixa em 2022. De acordo com a Fenabrave, apenas 548 unidades.

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
Versões e preços Volkswagen Jetta 2023:
– GLI 2.0 350TSI DSG: R$226.990.

Toyota Corolla

Se mantendo como um modelo de grande sucesso há muitos anos no mundo todo, o Toyota Corolla é oferecido por aqui em várias versões e com dois conjuntos mecânicos distintos.

Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
O primeiro deles é composto pela motorização 2.0 flex aspirada (chamada de Dynamic Force), a qual alcança até 177 cv e 21,4 kgfm. Esse motor usa caixa CVT de 10 marchas simuladas (a primeira contém engrenagem como um câmbio convencional).

A segunda opção de powertrain destaca a tecnologia híbrida, ou seja, movida por um motor a combustão e motores elétricos ao mesmo tempo. A transmissão, que ganha o nome de Hybrid Transaxle, possui variações infinitas como um CVT comum. Mas, ao invés de polias variáveis, conta com engrenagens.

Juntos, o motor 1.8 flex aspirado (de até 101 cv e 14,5 kgfm) e os dois motores elétricos (de 72cv e 16,6 kgfm) conseguem atingir 122cv. Infelizmente o torque combinado não é informado pela Toyota.

Vale ressaltar que o sedã médio da marca japonesa é o único que ainda consegue ter um bom número de vendas no mercado brasileiro, mesmo com a constante alta dos SUVs/Crossovers. Em 2022 o total foi de 42.887 emplacamentos do modelo.

Versões e preços Toyota Corolla 2023:
GLI 2.0 CVT: R$ 146.890
XEI 2.0 CVT: R$ 153.390
GR-S 2.0 CVT: R$ 175.590
Altis Premium 2.0 CVT: R$ 176.190
Altis 1.8 Hybrid CVT: R$ 180.990
Altis Premium 1.8 Hybrid CVT: R$190.590

CAOA Chery Arrizo 6

Por mais que esteja bastante esquecido em terras brasileiras, o Arrizo 6 também continua à venda em nosso mercado. Inclusive, com uma recém-lançada versão híbrida-leve, que há pouco tempo tomou o lugar da configuração puramente a combustão.

O propulsor utilizado é o 1.5 turboflex que rende até 150 cv e 21,4 kgfm, mas adicionando o sistema híbrido-leve de 48V que auxilia o motor turbo. Com isso, potência chega aos 160 cv e o torque aos 25,5 kgfm. O câmbio também é um CVT, que emula 9 marchas.

CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 Pro Hybrid [divulgação]
Vale lembrar que apesar de também ser chamado de híbrido, um modelo com o sistema leve de 48V não consegue ser tracionado apenas com energia elétrica. Portanto, se trata de uma tecnologia bem mais simples (e barata) que os híbridos convencionais, como é o caso do Toyota Corolla.

Seus números de venda também não foram animadores: somente 1.456 unidades emplacadas no ano passado.

Versões e preços CAOA Chery Arrizo 6 2023:
Pro 1.5 Turbo Hybrid CVT: R$152.490

Honda Civic

A rivalidade entre o Corolla e o Civic sempre existiu, mas agora os rumos mudaram e a Honda posicionou seu sedã em uma faixa de preço bem mais elevada, fazendo com que seu alcance no mercado seja bem menor que o da geração anterior, esta que saiu de linha no final de 2021.

Honda Civic e:HEV [divulgação]
Honda Civic e:HEV [divulgação]
Assim como seu antigo rival direto, o Honda Civic também é híbrido, mas funciona de uma forma bem semelhante ao visto no irmão maior Accord. Ou seja, o motor 2.0 aspirado à gasolina serve, na maioria das vezes, como um gerador de energia para as baterias. O conjunto elétrico é responsável por tracionar o veículo.

O motor 2.0 rende 143 cv e 19,1 kgfm, enquanto os elétricos entregam 184 cv e 32,1 kgfm. Porém, a potência e o torque combinados não foram informados pela Honda. Não basta apenas somar os números, pois o entrosamento do conjunto é muito variável. O câmbio eCVT do Civic também tem um funcionamento mais complexo que os convencionais.

Como as últimas unidades do japonês ainda foram comercializadas em 2022, a Fenabrave constatou 1.996 emplacamentos no ano passado.

Versões e preços Honda Civic 2023:
Touring 2.0 Hybrid CVT: R$244.900.

Chevrolet Cruze

A Chevrolet também ainda mantém um representante da categoria de sedãs médios por aqui. O Cruze é vendido atualmente em quatro versões diferentes, todas elas equipadas com o mesmo motor e transmissão.

Chevrolet Cruze Sedan Midnight [divulgação]
Quem move o Cruze é a motorização 1.4 turboflex que entrega 153 cv e 24,5 kgfm, atuando em conjunto com a caixa automática convencional de 6 velocidades.

No ano passado, de acordo com a Fenabrave, foram 8.517 unidades emplacadas da versão sedã do modelo.

Versões e preços Chevrolet Cruze Sedan 2023:
LT 1.4 Turbo AT6: R$148.650
Midnight 1.4 Turbo AT6: R$151.650
LTZ 1.4 Turbo AT6: R$164.690
Premier 1.4 Turbo AT6: R$178.050

Kia Cerato

Podemos dizer que entre todos os sedãs médios do país, o Kia Cerato é certamente o menos lembrado entre eles, já que a montadora de origem sul-coreana não o presenteia com modificações importantes há muito tempo.

Kia Cerato [divulgação]
Em duas versões de acabamento oferecidas para aquisição, o Cerato utiliza sempre o motor 2.0 flex aspirado, o qual disponibiliza 167cv e 20,6 kgfm. Ele funciona em parceria com o câmbio automático convencional de 6 velocidades.

Suas vendas foram tão baixas no ano passado que o modelo nem ficou entre os 60 carros mais emplacados no Brasil. Foram só 339 exemplares vendidos. Embora pouco lembrado, vale frisar que em sua versão de entrada o modelo da Kia tem o título de sedã médio mais barato do Brasil. Só que sequer já chegou à linha 2023 como seus concorrentes.

Preços e versões Kia Cerato 2022:
EX 2.0 AT6: R$136.490
SX 2.0 AT6: R$152.190

>>88% dos sedãs médios vendidos em janeiro eram Toyota Corolla

>>Honda promete não abandonar os sedãs, ao contrário das rivais

>>Toyota Corolla: a história do sedã médio mais vendido do Brasil