A Citroën prepara a chegada de uma versão elétrica do nosso ë-C3. A novidade será apresentada na Índia, onde rumores apontam que ele será apresentado em janeiro de 2023. De acordo com informações, o hatch compacto quer ser um dos carros elétricos mais em conta com motor elétrico no país asiático.
De acordo com alguns rumores, o ë-C3 deve contar com uma opção de bateria de 30,2 kWh, com uma bateria LFP da SVOLT. Leve, ele pode ter uma autonomia em torno dos 400 km. Na mecânica, rumores dão conta que ele venha com motor elétrico de 87 cv e 14,6 kgfm, que serão mais que suficientes para levar o hatch.
Diferentemente do Brasil, o C3 indiano com motor a combustão traz o 1.2 PureTech a gasolina de 110 cv e 19,4 kgfm. Visualmente, o ë-C3 terá um design quase idêntico ao C3 que já conhecemos. A diferença entre eles ficará com o logotipo ë-C3 estampado na tampa do porta-malas e possivelmente o para-choque traseiro sem a saída de escape.
Na Índia, o ë-C3 deve ser um concorrente para modelos como o Tata Tigor EV, outro hatch compacto elétrico vendido por lá. Prometendo ser competitivo, o hatch francês quer que a Índia seja o polo de exportação do elétrico. Isso indica que teremos o C3 indiano em outros continentes. Não descarte que ele seja vendido aqui também. Por lá, a estimativa é que sejam produzidas cerca de 25.000 unidades ao ano do elétrico.
“Há uma grande oportunidade para a Índia poder vender carros EV compactos a um preço acessível, protegendo a lucratividade. Porque o país tem uma base de fornecedores tão competitiva em custo, então é possível [exportar para a Europa].”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em conferência na Índia, de acordo com o Autocar Índia.
>>Suzuki lança rival para Renault Kwid e Citroën C3 por R$ 25.990
>>Black Friday: Fiat, Citroën e Jeep têm desconto de até R$ 26 mil