Destaque

Citroën promete carro eletrificado no Brasil: será o ë-C4?

Além das versões elétricas de Peugeot 208 e Fiat 500, Stellantis terá um Citroën eletrificado e Compass híbrido

Citroën C4 2022 [divulgação]
Citroën C4 2022 [divulgação]

O processo de eletrificação da Stellantis na Europa está acelerado, mas aqui no Brasil ainda está parado. Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, as principais marcas do grupo, não oferecem sequer uma opção de carro elétrico ou híbrido no país. Mas isso vai mudar em breve.

Antônio Filosa ,em entrevista ao Folha de Pernambuco, confirmou que as quatro marcas trabalham em um processo forte de eletrificação no país. Os planos de Fiat, Jeep e Peugeot já eram conhecidos, mas agora a Citroën entrou na lista.

ë-C4

A dúvida que resta é: qual será o Citroën eletrificado no Brasil. E apenas duas possibilidades existem. A primeira e mais provável é que se trata do ë-C4, versão totalmente elétrica do SUV cupê C4. O modelo, que substituiu o Cactus na Europa, foi registrado no Brasil e tem como destaque sua versão movida a bateria.

Citroën C4 2022 [divulgação]
Citroën C4 2022 [divulgação]
Ele usa a mesma base do Peugeot 208, o que facilitaria uma possível produção argentina do modelo flex. Já o elétrico pode vir importado diretamente da Europa. Com visual exótico e posicionamento premium, ficaria acima do preço que a Stellantis cobrará pelo 208 e-GT.

O modelo traz motor elétrico de 136 cv capaz de leva-lo aos 100 km/h em 9,7 segundos. A autônoma total é de 350 km com carga completa, graças as baterias de 50 kWh. É exatamente o mesmo conjunto de baterias e motor elétrico usado pelas versões plugadas do Opel Corsa e do Peugeot 208.

Citroën C5 Aircross Hybrid [divulgação]
Citroën C5 Aircross Hybrid [divulgação]

C5 Aircross Hybrid

Já a segunda probabilidade é cumprir finalmente a promessa de trazer o SUV médio C5 Aircross. O primo do Peugeot 3008 é prometido há anos para o nosso mercado, mas até agora não veio. Importá-lo em uma versão híbrida seria a solução para a marca entrar no segmento dominado pelo Jeep Compass e ter algum tipo de eletrificação mais em conta que o ë-C4.

O C5 Aircross Hybrid usa motor 1.6 THP quatro cilindros turbo de 180 cv ligado a um elétrico de 110 cv. Conjuntamente são entregues 225 cv e 32,6 kgfm de torque. Tudo é gerenciado por uma transmissão automática de oito marchas. Segundo a Citroën, ele é capaz de fazer 58,8 km/l e rodar até 50 km somente no modo elétrico.

Citroën C5 Aircross Hybrid [divulgação]
Citroën C5 Aircross Hybrid [divulgação]

>>Citroën C4 Cactus THP é um SUV que esconde ser esportivo | Avaliação

>>Cinco ideias malucas da Citroën que mudaram os carros para sempre

>>Novo SUV subcompacto da Citroën foi revelado e manterá nome C3