Agora parte do grupo Stellantis, a Citroën precisa ter cautela quanto ao posicionamento de seus modelos. Situada como uma marca de base junto da Fiat, a Citroën tem foco em modelos baratos e de desenho ousado para chamar atenção. SUVs são um aposta forte, mas manter o rival do Jeep Compass em linha deixou de ser prioridade.
Lançado em 2017 e até prometido para o Brasil em versão híbrida, o Citroën C5 Aircross sairá de cena para ser substituído por um SUV totalmente elétrico. O modelo atual é baseado no Peugeot 3008 e seria um rival direto do Jeep Compass caso fosse comercializado em nosso país.
Como a Stellantis já tem hoje Jeep Compass, Opel Grandland e Peugeot 3008 nesse segmento, além da futura entrada de Dodge e Alfa Romeo nessa categoria, a Citroën precisa de algo diferente. A conversão do futuro C5 Aicross em um modelo elétrico é benéfico para a marca e traz a tão desejada diferenciação para os primos.
Nova fase híbrida
O modelo será construído sobre a plataforma STLA Medium que é capaz de receber baterias de 87 a 104 kWh. Com isso, o futuro SUV da Citroën terá possibilidade de contar com motores com potência entre 170 cv e 449 cv, a depender do conjunto das baterias. A autonomia, promete a marca, é capaz de chegar a 700 km em modelos com essa base.
A informação foi confirmada pelo sindicato francês CFE-CGC e comemorado por trabalhadores locais. A produção do C5 Aircross é atualmente feita em Rennes, França, de onde também nasce o Peugeot 5008. Há pressão para que o grupo produza mais carros por lá para manter os autuais empregos.
Há também um segundo fator envolvido para a mudança de rumo do C5 Aircross. A segunda geração (ou terceira se contar o modelo brasileiro) do C3 Aircross crescerá a ponto de atingir 4,30 m de comprimento. Esse movimento causou o cancelamento do C4 Aircross, que ficaria espremido entre o novo irmão e o C5 Aircross com seus 4,50 m de comprimento.
Vale lembrar que esse C3 Aircross pode estar incluso nos planos da Stellantis para o Brasil como parte do projeto C Cubed. Esse projeto já envolve a nova geração do C3 como um misto de hatch com SUV.
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