Se fosse para a Citroën fazer uma picape ou uma caminhonete, como ela deveria ser? No mínimo algo totalmente fora do comum e com a típica esquisitice que só a marca francesa consegue fazer. Para responder a essa pergunta que ninguém fez, a Stellantis apresentou a picape conceito Citroën Oli
Apesar de parecer um SUV compacto com traseira estilo cupê, esse conceito é, na realidade, uma picape com caçamba feita de papelão reciclável. A Oli (pronuncia All-E) usa papelão alveolar reciclado no piso da caçamba, além de capô e painéis de teto, como uma forma de aliviar o peso e também usar materiais que seriam jogados fora.
Diversos elementos da carroceria e do interior também são reciclados. Além disso, a caminhonete da Citroën foi pensada para não ser descartada, mas sim funcionar como doadora de peças para modelos que ainda seguirão em circulação. Apesar disso, a Stellantis ainda não disse se fabricará o modelo.
Um para-choque vale por dois
Algumas soluções de design muito criativas foram usadas, como os para-choques, que são idênticos na dianteira e traseira. Ou seja, a Citroën fabrica só uma peça que serve nos dois lados. A única diferença é a luz auxiliar que é refletor e ré na traseira, enquanto a dianteira tem luz de neblina.
A carroceria quadrada tem para-brisa totalmente reto e vidros laterais abaulados, o que impede a abertura. A janela traseira é em formato de meia lua e está inserida em portas suicidas (que abrem ao contrário). Com o novo logotipo oval da Citroën, não há mais o típico bigode da marca ligando os faróis.
Por falar nas luzes, as dianteiras e traseiras possuem o mesmo formato praticamente, mas as hastes das lanternas traseiras são mais finas. Elas são ligadas por uma barra cinza com os escritos “nothing moves like us Citroën”. Detalhes na carroceria e todo interior em vermelho Infra mostram a nova cor de destaque da marca.
Totalmente elétrica, a picape tem baterias de 40 kWh e capacidade de carregar de 20% a 80% em 23 minutos. Nada foi falado sobre performance, autonomia total ou até potência. A Citroën só divulgou que a velocidade máxima é de 110 km/h. Com 4,20 m de comprimento, o conceito é pouco maior que o novo C3 e pesa somente mil quilos.
>>Novo Citroën C3 2023: hatch com jeito de SUV vai salvar a marca francesa?
>>Citroën apresenta novo logotipo e promete mudanças na marca