Projetado para o Brasil e para a Índia, tendo como foco mercados de baixo custo, o Citroën C3 Aircross não era esperado para a Europa. Contudo, o modelo será vendido sim no Velho Continente, mas com outra marca e outro tipo de motorização. Parte do grupo Stellantis, o C3 Aircross será vendido como Opel na Europa como sucessor da Zafira.
Ainda não se sabe se a variante Opel do C3 Aircross será vendida como segunda geração do Crossland (que é derivado da segunda geração do SUV da Citroën, vendido só na Europa) ou se adotará o nome Grandland (do equivalente Opel do Peugeot 3008). O que é certo é que o modelo terá motorização elétrica.
No flagra feito pelo site Carscoops, ficou claro que a Opel já divulga o modelo como elétrico. A camuflagem esconde as linhas da carroceria, mas há um raio laranja com o escrito Energy. Ou seja, claramente trata-se de um modelo elétrico. Com isso, há esperanças de que o Citroën C3 Aircross também seja eletrificado, algo que seria um gigantesco diferencial.
Hoje no Brasil temos apenas dois SUVs de sete lugares 100% elétricos: BYD Tan e Mercedes-Benz EQB. O problema é que ambos custam mais de meio milhão de reais. Na pior das situações, um suposto ë-C3 Aircross custaria a metade. É bem provável que o modelo Opel também use motores a combustão, especificamente o 1.2 PureTech.
Citroën com cara de Opel
Visualmente, o modelo tem dianteira típica da Opel com grade frontal ligada aos faróis em L. A lateral deixou claro que o modelo é um C3 Aircross por conta do desenho das janelas. No SUV brasileiro, o vidro traseiro é muito pequeno, formando uma larga coluna. Além disso, o desenho da porta é puramente Citroën.
Só que já é possível ver algumas diferenças em questão de projeto. O C3 Aircross é um carro de baixo custo e deixa isso evidente até no desenho da maçaneta. No Opel, os puxadores são do tipo alça – mais caros, mas melhores de serem usados. Além disso, o para-brisa mostra um radar para a frenagem autônoma de emergência e para o ACC.
Quando será lançado?
Segundo rumores, o lançamento do Opel C3 Aircross deverá acontecer até o final de 2024. Enquanto isso, aqui no Brasil teremos a versão original da Citroën sendo lançada em nosso mercado ainda neste ano. Por aqui, ele terá motores 1.0 turbo e 1.6 aspirado (que pode ser substituído pelo 1.3 aspirado da Fiat, mas isso ainda é incerto).
Queria que a Opel voltasse ao Brasil? Conte nos comentários qual seu carro favorito da marca alemã.
>>Citroën C3 Aircross brasileiro é melhor que o europeu?
>>BYD Tan vs Mercedes-Benz EQB: a briga dos SUVs elétricos | Comparativo
>>5 carros de 7 lugares que poderiam brigar com o C3 Aircross no Brasil