Lançamento mais importante da Citroën na última década, a nova geração do C3 promete ser o ponto de virada da marca francesa por aqui. Agora sob cuidados da Stellantis, o hatch compacto com ares de SUV começa a ser divulgado pelo grupo previamente ao seu lançamento.
A ideia da Citroën com o C3 2023 é posicionar ele acima dos hatches subcompactos como Fiat Mobi e Renault Kwid, mas abaixo dos compactos como Fiat Argo, Peugeot 208 e Volkswagen Polo. Para isso, ele terá 3,98 m de comprimento, enquanto a maioria dos compactos passa um pouco dos 4 metros (exceto o Hyundai HB20).
O entre-eixos será de 2,54 m, exatos 2 cm maior que o do seu primo Argo, privilegiando assim o espaço interno. Já o porta-malas será surpreendente: com 315 litros ele só não é maior que o do Renault Sandero, o hatch com maior capacidade traseira produzido no Brasil. Hoje o segundo colocado é o Toyota Yaris com 310 litros.
Motor de Argo e de 208
Para esse posicionamento intermediário e não roubar muitos clientes do Fiat Argo, o Citroën C3 2023 será equipado com dois motores diferentes. As versões de entrada virão com o 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 75 cv e 10,7 kgfm de torque ligado a um câmbio manual de cinco marchas (que ainda não foi explicado se será Fiat ou Citroën).
Já as versões mais caras contarão com o 1.6 do Peugeot 208. Depois que passou pelo Proconve L7, o motor subiu para 120 cv e o torque agora rende 15,6 kgfm, dando um pouco mais de fôlego ao Citroën C3 2023. Esse motor terá opção manual na versão de entrada, mas a demanda maior será pela variante automática de seis marchas.
Ainda não ficou muito claro o motivo pelo qual a Citroën decidiu usar o motor 1.6 aspirado bastante antigo no novo C3 ao invés do 1.3 Firefly da Fiat ligado a um câmbio CVT. Essa mudança pode ficar para um segundo momento. Contudo, o hatch compacto não terá motor 1.0 turbo do Pulse, ao contrário do Peugeot 208 futuramente.
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