![Citroën C3 2022 [divulgação] Citroën C3 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Citroen_Novo_C3_08_edited-990x556.jpg)
Ao mesmo tempo em que dá seus primeiros passos na Índia, a Citroën renasce no Brasil e tudo pode ser creditado a ele: o novo Citroën C3. Até então descrito como um SUV subcompacto, o pequenino foi oficializado pela marca como um hatch compacto que promete não somente incomodar Chevrolet Onix e companhia, mas perturbar a vida do Fiat Pulse.
A ideia da Citroën com o novo C3 2022 é oferecer um hatch verdadeiramente compacto: são 3,98 m de comprimento, que é intermediário entre um Hyundai HB20 e um Peugeot 208. Contudo, o modelo conta com linhas fortes e proporções de SUV para passar mais robustez e se diferenciar no mercado. É uma estratégia parecida com a do Renault Kwid.
Esteticamente ele até parece um mini C4 Cactus em alguns momentos, mas tem alta doses de personalidade e em nada se parece com o C3 europeu. A dianteira tem como destaque os faróis conectados com a grade frontal, que produz um X entre os LEDs diurnos. A entrada de ar central é grande e se integra com a área preta do para-choque.
A lateral é marcada por vincos fortes acima das caixas de roda, enquanto as laterais são mais limpas. As janelas replicam o mesmo desenho do SUV médio C5 Aircross, enquanto a coluna A pintada em preto facilita a presença de teto com pintura contrastante. Na traseira, lanternas quadradas e tampa do porta-malas bem rente ao para-choque marcam seu design.
O grande destaque estético fica por conta da faixa central do painel com cor chamativa. No modelo indiano ele conta com cor laranja, enquanto no brasileiro ela é pintada em azul. É possível que a faixa siga a cor da carroceria ou do teto, conforme a versão.
![Citroën C3 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Citroen_Novo_C3_09_edited-750x450.jpg)
Coração de Fiat e de Citroën no C3
A Citroën deu poucos detalhes mecânicos sobre o novo C3. O modelo deve contar com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado do Fiat Argo com 76 cv e 10,9 kgfm de torque nas versões de entrada. Já as intermediárias contarão inicialmente com o 1.6 aspirado de 118 cv e 16,1 kgfm. Há grande chance de que esse motor depois seja substituído pelo 1.0 GSE Turbo do Pulse.
>>C4 Cactus X-Series estreia nova cor na Citroën por R$ 106.990
>>Citroën C4 Cactus THP finge ser SUV e esconde ser esportivo | Avaliação
>>Exclusivo: Citroën C3 terá 1.0 do Argo e chega em abril de 2022