O Citroën Basalt está prestes a estrear em nosso mercado, mas a marca já lançou o SUV-cupê na Índia. Após alguma espera e diversos flagras, o modelo finalmente completará a família ao lado do C3 e do C3 Aircross.
No mercado indiano, o Citroën Basalt é oferecido nas versões You, Plus, Turbo Plus e Turbo Max. A versão mais barata, You, tem preço sugerido de 799.990 rúpias (cerca de R$ 52.300, em conversão direta, excluindo impostos e taxas).
Essa versão básica, mais simples, abre mão de itens como calotas, central multimídia, pintura nas maçanetas e faróis de neblina. Ainda assim, conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e sensores de estacionamento traseiros.
Com 4,35 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, a versão topo de linha do Basalt vem equipada de série com rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de LED, saídas de ar dedicadas aos ocupantes traseiros, central multimídia de 10,2 polegadas e câmera de ré, conforme informações divulgadas pelo Motor1Brasil.
No mercado indiano, o Citroën Basalt utiliza motores de três cilindros 1.2 PureTech, com 82 cv e 11,7 kgfm nas versões mais básicas, sempre acoplados a uma transmissão manual de cinco marchas.
As versões topo de linha são equipadas com o motor 1.2 PureTech turbo de 110 cv. Quando associado à transmissão manual de seis marchas, o torque é de 19,3 kgfm; com o câmbio automático, o torque sobe para 20,9 kgfm. A tração é sempre dianteira.
Para o nosso mercado, o Citroën Basalt será equipado com o motor 1.0 turboflex, capaz de gerar até 130 cv quando abastecido com etanol, o mesmo já presente no C3 Aircross. Esse motor estará acoplado a uma transmissão continuamente variável (CVT).
Quais são as suas expectativas para o Citroën Basalt? Você acredita que o modelo terá sucesso no nosso mercado? Deixe sua opinião nos comentários!