Destaque

Citroën Ami Cargo é o menor e mais simpático furgão do mundo

Simpaticíssimo Citroën Ami ganha versão furgão, que basicamente é uma variante sem o banco do passageiro para levar cargas e encomendas

Citroën Ami Cargo [divulgação]
Citroën Ami Cargo [divulgação]

Expandindo sua linha de veículos comerciais elétricos, a Citroën apresentou o Ami Cargo como grande novidade para a Europa. Ainda restrito ao mercado britânico, o pequenino elétrico ganhou versão para cargas, ainda que ele não consiga rodar com mais de 140 kg de bagagens em seu compartimento.

Como o Ami já é minúsculo, afinal são apenas 2,41 m de comprimento e 1,39 m de largura, a Citroën teve que mexer no interior para transformá-lo em um furgão. O banco do lado do passageiro foi removido e em seu lugar foi instalada uma cobertura plástica com divisória para cargas.

Assim, o motorista não entra em contato direto com os objetos armazenados do outro lado. Há uma tampa na parte superior que aguenta ainda mais 40 kg de carga e que, quando fechada, pode funcionar como uma mesa.

Citroën Ami Cargo [divulgação]
Citroën Ami Cargo [divulgação]

Furgão menos espaçoso que um sedã

Somado o novo espaço para cargas com 260 litros com o já existente no Ami, a versão Cargo leva até 400 litros de bagagem. Ou seja, menos do que a capacidade do porta-malas de um sedã compacto. Mas dado o tamanho do Ami, até que a Citroën fez um milagre.

Esteticamente, a única diferença fica por conta da ausência das calotas, presentes na versão de passageiros do pequeno Citroën. O motor segue o mesmo 100% elétrico com tímidos 8 cv e velocidade máxima limitada a 45 km/h. Já a autonomia é de 77 km com carga completa. Com fio integrado, ele pode ser carregado diretamente em qualquer tomada na rua.

As vendas na Europa começam no próximo ano com vendas exclusivas no Reino Unido nos primeiros meses. Outros países do Velho Continente terão o Citroën Ami Cargo disponível ao longo de 2022. Enquanto isso, não há planos para o modelo no Brasil, nem mesmo em sua versão de passageiros.

>>Citroën Ami quer mudar o jeito de ter um carro

>>C4 Cactus THP finge ser SUV e esconde ser esportivo | Avaliação

>>Citroën desiste de rival do Jeep Compass agora que está na Stellantis