No concorrido mercado automotivo, ter criatividade é essencial para se diferenciar no mercado. A Citroën, parte do grupo Stellantis, é mestre nisso. Mas aqui no Brasil quem tem verdadeira vocação para ideias novas e que são capazes de mudar a diretriz do mercado é a Fiat.
Por isso, reunimos aqui cinco ideias geniais da Fiat do Brasil que mudaram o mercado para sempre. Algumas delas, inclusive, tiveram impacto mundial.
1.0
Por conta de uma lei de incentivos de impostos para carros com motores entre 800 cm³ e 1.0 litro, a Fiat rapidamente desenvolveu o primeiro carro 1.0 do Brasil: o Uno Mille. Pensado para o baixo custo, ele tinha apenas o extremamente básico necessário e o motor de um litro para pagar menos imposto. Robusto, confiável e barato, fez um sucesso estrondoso.
Motor a Álcool
Parte de um projeto de inovação da Fiat no Brasil, o primeiro carro movido a álcool derivado da cana de açúcar foi feito pela marca italiana. Apelidado de Cachacinha, o 147 1979 tinha motor 1.3 de 70 cv e 11,5 kgfm de torque movido somente ao combustível renovado. Se tornou tendência no Brasil, onde vários carros movidos a álcool depois foram desenvolvidos.
Turbo
Se hoje os motores turbo são extremamente comuns no mercado brasileiro, em especial entre os 1.0 três cilindros, tudo isso só começou por causa da Fiat. Em 1994 ela lançou o Uno Turbo – o primeiro carro fabricado no Brasil com motor turbo de série. Ele entregava 118 cv e 17,5 kgfm de torque em seu 1.4 importado da Itália – menos que o 1.0 turbo moderno do Pulse.
Toro
Ainda que a Renault Oroch tenha sido a primeira picape intermediária do mundo, a ideia partiu da Fiat com a Toro. Funcionários saídos da Fiat para a Renault levaram a ideia e a marca francesa lançou antes. Mas a Toro é que fez sucesso e hoje, Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a próxima geração da Chevrolet Montana só existem por causa da ideia da Fiat.
Picape compacta de vários layouts
A dominação da Strada no não é à toa. Ela foi a primeira compacta a ter cabine estendida (1999), depois a responsável por inaugurar o segmento com visual aventureiro (Adventure em 2002). Ela trouxe cabine dupla em 2009 pela primeira vez em uma picape compacta no Brasil, mas as três portas só vieram em 2013, para em 2020 chegar versão com quatro portas (exclusividade até hoje)
>>VW confirma Nivus com motor de up! TSI para brigar com Pulse 1.3