México e Brasil possuem um importante acordo comercial. Nós importamos carros legais de lá sem pagar tantas taxas e também podemos enviar modelos daqui para a terra da tequila. Assim que marcas como a Fiat possuem uma linha quase totalmente brasileira no México, enquanto a Kia aproveita do acordo para trazer seus carros para o Brasil com menos custo.
Entretanto, apesar dessa proximidade, o México conta com modelos bastante interessantes que não temos no Brasil. Para tornar justa essa lista, excluímos os carros legais tipicamente norte-americanos, como as picapes full-size e os SUVs gigantescos. Visto que o México também tem acordo com os EUA.
Volkswagen Jetta manual
Ainda que certamente essa versão não venderia absolutamente nada no Brasil, o que é mais interessante que um sedã médio turbo com câmbio manual? Lá no México o Jetta é vendido na versão Trendline de entrada com câmbio manual de seis marchas. É basicamente o sonho de todo entusiasta que precisa de espaço no porta-malas. Custa 351.900 pesos (R$ 90.311).
O motor é o já conhecido 1.4 TSI quatro cilindros turbo que acaba ampliar sua gama de modelos equipados chegando ao Taos. A versão é bem basicona, com calotas, interior simplificado com acabamento em tecido e lista de itens de série que não vai muito além do que oferece um sedã compacto em versão intermediária.
Toyota GR Yaris
Ainda que o México também venda o Yaris igual ao brasileiro, por lá o insano GR Yaris também é oferecido. Importado do Japão, o modelo tem duas portas, teto em fibra de carbono, carroceria alargada, bancos-concha e visual completamente diferente do modelo que roda no Brasil. Custa 699.900 pesos no México, equivalente a R$ 179.623.
Mas o grande destaque está no fato de ele contar com o motor três cilindros mais potente do mundo. São 272 cv e 37,7 kgfm de torque entregues por um 1.6 turbo. Além dos números, ele traz transmissão manual de seis marchas e tração integral. Não é somente um dos carros legais de verdade da Toyota, mas é o Yaris mais absurdo da história.
Honda BR-V
Do lado da razão do automóvel, o Honda BR-V bem que poderia ser uma revolução da marca japonesa no mercado brasileiro. Com porte um pouquinho mais generoso que o do HR-V, o Honda BR-V é um prático SUV compacto de sete lugares. Importado da Índia, ele é o SUV mais barato da marca japonesa no México, fazendo o papel que o WR-V faz por aqui.
O BR-V é um dos carros mais legais da Honda por conseguir levar tanta gente em tão pouco espaço. Tem até saídas de ar para o banco traseiro e um porta-malas utilizável mesmo com a terceira fileira em uso. Seria um rival à altura da Chevrolet Spin, mas com pegada de SUV. Custa entre 353.900 pesos (R$ 90.825) e 383.900 pesos (R$ 95.826)
Ford Bronco Sport 1.5
Como o México é onde o Bronco Sport nasce, por lá ele tem o que há de melhor. Além das versões Badlands e First Edition que serviram de base para a nossa Wildtrack, ele traz duas variantes que muito interessariam ao Brasil: Big Bend (618.000 pesos / R$ 158.607) e Outer Banks 697.000 pesos / R$ 178.882).
Essas versões contam com motor 1.5 quatro cilindros turbo de 181 cv, que tornaria o Bronco Sport bem mais barato que os R$ 256.900 hoje cobrados pelo modelo no Brasil. É potência suficiente para encarar o Jeep Compass turbo e, certamente, com preço mais condizente com a categoria. Sem contar que o Bronco Sport é um dos carros mais legais da Ford hoje em dia.
Hyundai Grand i10 Sedã
Já pensou em um sedã compacto com bom espaço interno, porta-malas grande e porte de Fiat Mobi? Pois esse é o Hyundai Grand i10 Sedã. Importado da Índia tal qual o BR-V, ele tem apenas 4 metros de comprimento para se beneficiar dos incentivos fiscais promovidos naquele mercado. Há rumores que a CAOA estuda importa-lo para o Brasil.
O Hyundai Grand i10 Sedã conta com motor 1.2 três cilindros aspirado de 83 cv em versões manual ou automática. Tem visual exótico, mas uma boa lista de itens de série. Tanto que custa entre 212.800 pesos (R$ 54.619) a 278.800 pesos (R$ 71.560).
>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação
>>CAOA investirá R$ 1,5 bilhão no Brasil em Chery, Hyundai e Exeed
>>JAC e-JS1 é confirmado como carro elétrico mais barato do Brasil