![Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato] Honda HR-V Touring [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Honda-HR-V-Touring-turbo-4-990x556.jpg)
É bem verdade que 2023 não está tão no começo assim, já que caminhamos para a segunda quinzena de fevereiro. Mas para estes carros, a virada do ano não foi tão produtiva assim, já que em janeiro todos eles patinaram nas vendas. Só que como o ano só começa mesmo depois do Carnaval, ainda há esperanças por dias melhores.
Confira a seguir alguns carros que já começaram 2023 em baixa. Alguns deles não andam tão bem em vendas há algum tempo, só que o tombo em janeiro foi tão grande que mereceu destaque.
Chevrolet Camaro
Afinal, seu maior rival, o Ford Mustang, teve 26 unidades emplacadas no primeiro mês do ano. E como tudo sempre pode piorar, até o Chevrolet Corvette vendeu mais carros no último mês, com seis emplacamentos. E o supercarro nem é vendido oficialmente no país, sendo trazido apenas por importadoras independentes. Ou seja, a vida do Camaro não está fácil.
Kia Cerato
Diversos importados premium fecharam o mês na frente do Cerato, como o Audi A3 Sedan (46 unidades) e o Mercedes-Benz CLA 45 (16 unidades). Por pouco o elétrico JAC E-J7 não ultrapassou o modelo da Kia, já que vendeu apenas um carro a menos.
Chevrolet Cruze Hatch
E os números de janeiro não ajudam em nada. Afinal, foram só 25 unidades vendidas no último mês. Menos de um carro por dia, mesmo janeiro sendo interminável. O fraco desempenho gerou uma situação inusitada, com o Nissan Leaf se tornando o primeiro elétrico a liderar o ranking de vendas dos hatches médios, já que o modelo fechou o último mês na ponta do segmento, com 80 unidades vendidas.
Renault Logan
Perto dos carros anteriores, o sedã da Renault até teve um bom desempenho, com 286 unidades vendidas, mas é pouco na realidade do segmento. O Chevrolet Onix Plus teve mais de 6 mil emplacamentos, e até mesmo o VW Voyage, que já saiu de linha, vendeu mais que o Logan, com 2.004 unidades comercializadas em janeiro.
Honda HR-V
Porém, a nova geração do carro ainda está em um período de entressafra. Pode ser que as vendas de dezembro limitaram os estoques no começo de 2023, mas a queda brusca nos emplacamentos é motivo de alerta para a Honda, já que o HR-V é um de seus principais produtos no Brasil.
>> Os cinco carros 1.0 mais econômicos do Brasil em 2023
>> Cinco carros que ficam com nomes estranhos se forem traduzidos
>> Estudo revela que carros híbridos poluem mais do que o prometido