As fabricantes aos poucos estão aceitando que o futuro do automóvel é inegavelmente elétrico. Prova disso é que a General Motors prepara 30 lançamentos de veículos 100% movidos a bateria para até 2025. Entre eles estará um inédito Equinox EV com preço abaixo do Bolt. A Chevrolet quer algo na casa dos R$ 165 mil.
Segundo o GM Authority, o presidente do grupo, Mark Reuss, confirmou durante uma apresentação para investidores que a Chevrolet trabalha em um SUV elétrico para custar até US$ 30 mil (algo em torno de R$ 165 mil na conversão atual). Pouco depois, passou a chamar esse novo carro de Equinox EV.
Quanto vai custar?
O mais interessante nessa estratégia de preço é que o Chevrolet Equinox elétrico seria mais barato que o Bolt EV e que seu irmão SUV Bolt EUV. Hoje à venda nos EUA, o Bolt mais barato sai por US$ 31 mil (R$ 170 mil), enquanto a versão mais parruda custa a partir de US$ 33 mil (R$ 181 mil). Já o Equinox mais barato (a gasolina) custa US$ 23.800 (R$ 131 mil).
Trazendo para a realidade brasileira é que as coisas ficam ainda mais interessantes. O Equinox é vendido por aqui somente na versão topo de linha Premier por R$ 201.700. Já o Bolt elétrico era vendido por R$ 275.100 antes da reestilização, mas o novo modelo já teve seu preço (salgado) anunciado por R$ 317 mil.
Nesse caso, seria de se esperar que o Equinox elétrico poderia chegar ao Brasil com preço abaixo dos R$ 300 mil, com a vantagem de ter mais espaço interno que o Bolt. Resta saber qual será a autonomia e potência desse conjunto eletrificado. Possivelmente ele deverá ser inferior ao Bolt para justificar o preço mais comedido até nos EUA.
Recentemente patentes vazaram mostrando que a Chevrolet já tem praticamente pronto o Equinox 100% elétrico. A ideia do novo SUV elétrico é que ele utilize a tecnologia de baterias e motores modulares GM Ultium. Esse layout já está pronto para estreia na dupla GMC Hummer EV e Hummer SUV, além do Cadillac Lyriq.
>>Novo Chevrolet Equinox é confirmado como segunda novidade da GM
>>Chevrolet Equinox terá versão 100% elétrica: rival do JAC E-JS4?
>>JAC E-JS4 tem potencial de cartada de mestre | Impressões
Chevo