Por mais que isso possa parecer loucura, a General Motors (grupo do qual a Chevrolet faz parte) eliminará gradualmente os famosos sistemas automotivos Apple CarPlay e Android Auto. A intenção é migrar para novos softwares que sejam capazes de obter mais dados nos veículos.
Hoje em dia praticamente qualquer carro precisa ter uma boa central multimídia, e isso quer dizer que ela também tem que entregar o Android Auto e o Apple CarPlay. Dependendo do segmento, a exigência é que a conexão nesses sistemas seja feita totalmente sem fio.
Apesar disso, a GM (General Motors) pretende retirar esses úteis sistemas de seus modelos. O primeiro a trazer essa eliminação provavelmente será o Chevrolet Blazer EV 2024, segundo o site Reuters.
Um novo sistema
No ano passado a Apple disse que a sua nova geração do CarPlay seria integrada também a outras telas dos carros, como o painel de instrumentos. Além disso, também controlar outros recursos do veículo, mesmo que não sejam ligados ao entretenimento.
Porém, a GM parece já estar certa de que não utilizará esse sistema futuramente. Os carros do grupo americano já existentes continuarão disponibilizando o Android Auto e o Apple Car Play, mas os novos modelos elétricos migrarão para um sistema de infoentretenimento integrado, desenvolvido em parceria com o Google.
O principal motivo para isso é que a GM quer equipar seus carros elétricos, caminhões e SUVs com uma tecnologia que seja capaz de capturar mais dados que possam ser analisados pelas marcas. Isso serve para mostrar como os motoristas conduzem e carregam os seus veículos totalmente elétricos.
Esse sistema novo está sendo desenvolvido desde 2019 e tem a capacidade de se integrar a outros equipamentos dos veículos da General Motors, a exemplo da tecnologia de direção autônoma, chamada de Super Cruise.
“Temos muitos novos recursos de assistência ao motorista chegando que são mais estreitamente acoplados à navegação. Não queremos projetar esses recursos de forma que dependam do fato de a pessoa ter um telefone celular.”, disse o diretor executivo de experiência de cockpit digital da GM, Mike Himche, para o site Reuters.
Recursos serão pagos
Qualquer tipo de tecnologia atual está se tornando paga, e isso não deve ser diferente no novo sistema do grupo dono da Chevrolet. As marcas controladas pela GM poderão lançar serviços de assinaturas digitais, algo que sem dúvida será uma grande fonte de renda para as montadoras em um futuro breve.
Até mesmo a própria CEO da General Motors, Mary Barra, já comentou que quer ver a empresa lucrando cerca de 20 a 25 bilhões de dólares por ano até 2030 com as receitas de assinaturas.
Segundo a Reuters, os novos elétricos da GM incluirão uma assinatura gratuita de oito anos para o uso do Google Maps e do comando de voz Google Assistant. Contudo, funções que hoje são gratuitas, como o uso de streamings de música ou outros aplicativos, deverão ser cobrados.
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