Nunca na história da indústria automotiva um carro foi tão reciclado quanto o Chery Celer. O hatch compacto lançado globalmente em 2009 já se transformou em Tiggo 2, depois em Tiggo 3X e agora passará a ser vendido pela nova marca da Chery, a Omoda. O flagra feito na China revelou de surpresa a mudança que o modelo terá.
Morto no Brasil por conta das vendas baixíssimas e da readequação da fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, o Chery Tiggo 3X segue firme e forte na China. Contudo, o modelo deverá migrar para a nova marca Omoda, que ainda não mostrou necessidade de existir. A princípio, Omoda seria uma linha de SUVs cupê da Chery, mas isso mudou.
A marca chinesa separou a linha Omoda como uma marca totalmente independente da Chery. Só que ela tem o mesmo posicionamento da marca mãe, de tornando redundante. A vantagem é que os modelos podem ter uma linguagem visual diferente dos Chery, como acontecerá com o sucessor do Tiggo 3X, que pode se chamar Omoda 3.
Ele manterá os para-lamas e capô do modelo antigo, mas o LED diurno será constituído por pequenos pontos luminosos que se confundirão com a grade frontal. Na traseira, ele ganhará lanternas novas e conectadas. Mas a Chery não mudará nada na lateral, mantendo o mesmo perfil do Celer de 2009. O para-choque traseiro também é novo.
A motorização ainda é dúvida, mas na China a Chery já oferece o Tiggo 3X em versão totalmente elétrica. O 1.0 três cilindros turbo usado no Brasil foi desenvolvido para o nosso mercado e foi um dos maiores erros da CAOA por aqui, visto que era fraco e gastão – tanto que não foi usado em nenhum outro modelo da marca e nem deve ser usado na China.
>>CAOA Chery Tiggo 5X Pro é o rei dos superlativos | Avaliação
>>Chery Omoda 8 aparece praticamente sem camuflagem na China
>>CAOA Chery finalmente inicia as vendas do Arrizo 6 híbrido-leve