Pela segunda vez consecutiva, a divisão brasileira da Chery, liderada pela CAOA, estragou um segredo mundial. Para proteger o desenho de dois novos modelos, a matriz chinesa registrou dois novos SUVs no Instituto Nacional da Propriedade Industrial antes de serem revelados na China.
Anteriormente isso havia acontecido com o Omoda 5, o primeiro SUV cupê da Chery. Agora, dois novos modelos totalmente elétricos foram registrados pela matriz chinesa por aqui, estragando um segredo mundial. Apesar de controlar a marca chinesa no Brasil, a CAOA não é a culpada pelo registro no INPI.
A patente foi feita pela própria Chery, conforme revelam os documentos. Tanto que o nome do depositante foi Xinhua Gao e o titular é a Chery Automobile Co. LTD. No mesmo documento de patente, foram registrados dois visuais diferentes para um mesmo modelo, podendo indicar que um é Chery e outro é Exeed, mudando detalhes.
Exeed ou Chery?
O SUV registrado é nitidamente elétrico devido a falta de grade frontal e de saídas de escape na traseira. Há alguns toques de modernidade como a presença de câmeras no lugar dos retrovisores tal qual o Audi e-tron. Além disso, a porta traseira aparenta abrir ao contrário, pois a maçaneta traseira está ligada à dianteira – ambas retráteis.
No estilo, há muitas diferenças. O possível SUV da Exeed tem faróis de LED em C conectados pela parte superior. Um vinco forte no capô morre na região das lanternas e ressurge na área da placa. Já a traseira tem lanternas voltadas para baixo e interligadas, enquanto o vinco do capô aparece novamente no aerofólio traseiro.
Um elemento interessante é a entrada de ar que surge na coluna C e que da vazão na traseira próxima ao aerofólio – um recurso semelhante ao Kia Niro para ganhar em aerodinâmica. Há de notar que o modelo traz refletores nas laterais típicos do mercado norte-americano. Será que a Chery finalmente vai entrar nos EUA?
O segundo modelo tem estilo mais contido, possivelmente sendo um Chery. Os faróis seguem conectados, mas bem mais finos e contidos. A luz principal fica no para-choque, enquanto elementos triangulares preenchem o visual do modelo. Ao contrário do possível Exeed, esse SUV traz radar LIDAR no teto.
A traseira é visualmente limpa, com lanternas conectadas tal qual os faróis e os pontos cromados novamente no para-choque. Teto preto ajuda a dar um visual mais sofisticado ao SUV. Informações sobre motorização, autonomia e baterias ainda não são conhecidas. Contudo, o visual vazou no Brasil antes da China.
>>5 carros que duraram pouco no Brasil