Em um evento realizado na China com jornalistas brasileiros, a Chery confirmou os planos de sua parcial emancipação da CAOA. O grupo brasileiro, que detém 51% da operação da marca chinesa por aqui, será deixado de lado na importação de três novas marcas do grupo: todas nascidas a partir de carros da Chery.
As informações divulgadas pelos nossos parceiros do Motor1, revelam que a Chery está bastante otimista com a operação brasileira independente da CAOA. Para isso, já planeja abrir 40 concessionárias no Brasil até 2024, mas sem especificar se serão combinadas entre Jaecoo, Exeed e Omoda ou cada uma para cada marca.
A ideia da Chery também é produzir carros das três marcas no Brasil. Também não foi especificado se a planta de Jacareí será usada ou se uma nova unidade será erguida. Vale lembrar que, em fevereiro de 2021, a CAOA fechou a fábrica de Jacareí e prometeu adaptá-la para fazer híbridos e elétricos até 2025. Com isso, ela pode não ser usada pela CAOA, mas sim pelas novas marcas da Chery.
Omoda
Todas as marcas que a Chery vai trazer ao Brasil, nasceram a partir de modelos que eram originalmente Chery. A mais forte delas é a Omoda, que também será oferecida na Europa e já teve seu SUV flagrado diversas vezes por aqui. Nascido como Chery Omoda 5, ele foi emancipado como Omoda C5 e será oferecido aqui também em variante elétrica (E5).
O modelo a combustão usará o mesmo conjunto semi-híbrido dos Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro: trata-se de um 1.5 quatro cilindros turbo a gasolina com um pequeno motor elétrico substituindo o alternador e o motor de partida. No Omoda, são 156 cv. Já o elétrico tem frente bem diferente, 224 cv e autonomia de 450 km.
A marca não deve oferecer o S5, que é um Arrizo 6 com outra grade frontal. Visto que a CAOA Chery já vende o sedã médio por aqui, mas com vendas baixas.
Jaecoo
Ainda sem um posicionamento claro no mercado, a Jaecoo (pronuncia-se djêicu), a marca nasceu a partir do modelo J7, que seria vendido como um SUV parrudo da Chery. Contudo, recentemente a marca passou a vender também o Tiggo 9 como Jaecoo J8. Lá na China, o Tiggo 9 também será vendido pela marca recém criada Fengyun.
O J7 tem capacidade para cinco pessoas, enquanto o J8 é um modelo de sete lugares um tanto quanto maior que o Tiggo 8. O J7 usa os mesmos motores do Tiggo 8 no Brasil: 1.6 quatro cilindros turbo e híbrido plug-in com 1.5 turbo. Já o J8 vem com motor 2.0 quatro cilindros turbo em versão puramente a combustão ou híbrida plug-in.
Exeed
Motivo maior da briga entre Chery e CAOA, a Exeed era prometida pelo grupo brasileiro, mas ficou nas mãos da chinesa. A fabricante é considerada uma marca de luxo e virá para brigar com Audi, BMW, Volvo e Mercedes. Por isso, deve ter revendas separadas da Jaecoo e da Omoda por conta do posicionamento de luxo.
A marca trará somente modelos híbridos e elétricos, repetindo a estratégia da BYD e da GWM. Seu primeiro modelo será o RX, um SUV de porte de Tiggo 8, mas com jeito de cupê. Haverá também o VX, um modelo de grande porte, maior que o Tiggo 9 / Jaecoo J8. A marca também contará com a linha de elétricos Exlantix, constituída por um SUV e um sedã.
Acha que a empreitada da Chery com três marcas no Brasil vai dar certo sem a CAOA? Conte nos comentários.
>>5 carros que são mais importantes que suas marcas
>>Haval H6 pode ser o primeiro GWM fabricado no Brasil
>>Novo Honda CR-V chega em 2024 para brigar com GWM Haval H6