Engenharia de emblema é a arte (ou gambiarra) de vender o mesmo carro dentro de duas marcas diferentes com modificações às vezes só de logotipo. Considerando um grupo grande como a Stellantis, é mais do que normal que isso aconteça entre seus carros. Mas há exemplos modelos bem chamativos.
Para a lista, deixamos de fora carros antigos como o caso de Dodge Journey e Fiat Freemont. Além disso, modelos comerciais também não foram classificados, afinal, toda linha comercial da Stellantis é composta por modelos idênticos vendidos por praticamente todas as marcas do grupo. No Brasil, o exemplo mais clássico é Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid.
Com isso, conheça agora cinco carros que são frutos da engenharia de emblema da Stellantis. Vale ressaltar que, da lista, só um modelo é atualmente vendido no Brasil, enquanto dois serão comercializados por aqui em breve.
Citroën Ami e Opel Rocks
Nessa parte da lista, poderiam ser três carros. Afinal, o Fiat Topolino também nasceu a partir do Citroën Ami, mas ele tem visual substancialmente diferente dos primos. Até porque, o que muda do Ami para o Opel Rocks é o adesivo do emblema de suas montadoras e o miolo do volante. Vale lembrar que ,em 2024, o Ami será vendido no Brasil.
Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet
Um caso polêmico e que até resultou briga entre as montadoras é de Alfa Romeo Tonale e Dodge Hornet. O SUV norte-americano não passa de uma versão com para-choques e luzes diferentes do italiano, sendo vendido em mercados semelhantes, mas com preço mais baixo. A Alfa Romeo, que precisa vender mais carros, não gostou nada dessa história.
Peugeot Landtrek e Fiat Titano
Como o brasiileiro é extremamente chato com carros da Peugeot, ao contrário de todos os outros países da América Latina, a Stellantis usou o truque da engenharia de emblema. Ao invés de vender a caminhonete média Landtrek como Peugeot, o grupo trocou para a Fiat e deu o nome de Titano. A maior rede de concessionárias também deve ajudar o modelo.
Fiat Tipo e Dodge Neon
A Dodge do México é uma verdadeira bagunça. Além de vender um sedã da Mitsubishi e de já ter comercializado o Siena, hoje ela oferece um nome clássico em um Fiat rebatizado. Trata-se do Neon, que não passa de um Fiat Tipo com a grade frontal que a Dodge já não usa mais em seus modelos. E por lá também há picapes da Fiat vendidas como Ram.
Citroën C3 Aircross e Opel Crossland
Esse caso especificamente está prestes a acontecer. O Citroën C3 Aircross foi desenvolvido para países de baixo custo, sendo um projeto emergente. Mas ganhará um pouco mais de sofisticação na Europa para ser comercializado como Opel Crossland. A camuflagem não esconde as linhas do Aircross brasileiro.
Qual outro modelo da Stellantis que já passou por engenharia de emblema que você lembra? Conte nos comentários.
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