Destaque

5 carros que sofreram reestilizações de emergência

Esses cinco carros foram tão polêmicos em seus lançamentos, que precisaram passar por mudanças de emergência para agradar ao público

carros
Chevrolet Camaro SS [divulgação]

Nos detalhes é que às vezes as marcas erram. Prova disso, é que alguns carros precisaram passar por mudanças de emergência em seus visuais por culpa de pequenos detalhes. Considerados horríveis em seus lançamentos, os cinco modelos presentes na lista passaram por uma reestilização de emergência em tempo recorde.

Chevrolet Camaro

Essa talvez tenha sido a reestilização de emergência mais fácil de ser feita de todas as apresentadas aqui. Contudo, foi a de efeito mais forte. Quando a sexta geração do Chevrolet Camaro completava três anos de mercado, a GM decidiu que era a hora de um tapa visual. Mas, ao invés de manter o estilo retrô, a marca decidiu fazer algo diferente.

O para-choque frontal ganhou uma área preta gigante que ligava a grade superior à inferior na versão SS. Junto a isso, o logotipo da Chevrolet foi para o lugar onde ficaria a placa. Contudo, o desastre estava feito e o Camaro foi duramente criticado por seu visual desarmonioso. Durou da linha 2018 à 2020, quando a Chevrolet pintou o para-choque inteiro e colocou o logo no lugar certo.

CAOA Chery Tiggo 7

O CAOA Chery Tiggo 7 chegou um pouco atrasado no Brasil e teve que mudar pouco tempo depois. Lá na China, o modelo foi lançado em 2016 e chegou a ser exibido no Brasil como conceito no Salão do Automóvel. Porém, até 2019 quando ele chegou ao nosso país, foi reestilizado duas vezes.

O problema aconteceu que o modelo brasileiro vinha com a parte inferior da carroceria pintada. Isso dava a impressão de um SUV velho que foi batido e passou por um funileiro com habilidades bastante questionáveis. Prova disso é que a linha 2021 já trouxe o Tiggo 7 com as partes de baixo da carroceria em preto, como a grande maioria dos SUVs.

Fiat Palio

Quando a Fiat tinha apenas Uno, Palio e Stlio em linha, sua gama de hatches era bem estabelecida e havia espaço para todo mundo. Mas a chegada do Punto em 2007 bagunçou as coisas. Como encaixar um outro hatch compacto por aqui se o Palio havia ficado sofisticado demais? Simples, empobrecer o Palio.

A reestilização de 2007 foi a mais profunda até então, com todos os painéis da carroceria mudados e visual inspirado no Punto. Mas a traseira caída não agradou ao público, enquanto a frente simples foi alvo de críticas. Tanto que o Palio Fire vendia bem mais. Só que a solução veio em 2009 com a adoção do para-choque e faróis duplos do Siena.

Honda Civic

Quando a nona geração do Honda Civic foi revelada ao mundo, a versão norte-americana havia passado por uma pequena simplificação em relação ao modelo brasileiro. E isso foi suficiente para os americanos exigirem à Honda uma reestilização de emergência. A traseira do Civic americano não tinha o prolongamento das lanternas do brasileiro e a frente era mais simples.

Durou somente um ano, até que em 2013 a Honda apresentou o Civic americano com novas lanternas traseiras que invadiam a tampa do porta-malas e grade frontal em V que só foi adotada no Brasil muito tempo depois. O para-choque também havia mudado. O Civic Cupê mudou pouco tempo depois, mas só para-choque e grade.

Subaru Tribeca

Considerado até hoje como um dos carros mais feios da história, o Subaru B9 Tribeca assustava tanto quanto um filme de terror. Ele durou apenas dois anos com esse nome e com a dianteira horrorosa. A grade dividida em três partes com a porção central invertida eram polêmicas. A traseira com jeito de Hyundai dos anos 1990 também não ajudava em nada.

Por isso, a Subaru rapidamente precisou mudar o visual do SUV grande com um belo tapa no visual apenas dois anos depois do lançamento. Ele ganhou frente bem elegante e traseira harmoniosa. Foi com esse estilo que ele chegou ao Brasil, não antes de abandonar o B9 do nome (que não fazia o menor sentido).

>>Forza Horizon 5: esses são os 5 carros mais rápidos do game

>>Esses são os carros que você não queria que tivessem morrido

>>Como trocar o pneu do carro do jeito certo?