![Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato] Volkswagen T-Cross Highline [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Volkswagen-T-Cross-Highline-4_edited-990x556.jpg)
Há pouco tempo, a rede de lojas de conveniência Oxxo precisou fazer propagandas e colocar um letreiro ensinando as pessoas a falar seu nome corretamente. Para alguns pegou, para outros, nem tanto, que seguem falando do jeito errado. Mas alguns carros possuem o mesmo complexo de Oxxo: nomes pronunciados quase sempre do jeito incorreto.
BYD

Assim como o Oxxo, uma marca estreante precisa abusar das propagandas e educar as pessoas quanto a pronúncia correta de seu nome – e esse é o caso da BYD. A marca chinesa tem seu nome vindo de Build Your Dreams, fazendo com que a pronúncia seja “Bi Uai Di”, não “Bê Ípsilon Dê” ou “Bi Ai Di”, como muitos falam.
Volkswagen T-Cross

Misturar palavras em inglês e português pode causar uma boa confusão para batizar os carros. E esse é o caso do Volkswagen T-Cross. O primeiro SUV da marca alemã produzido no Brasil tem seu nome todo falado em inglês: “Ti Cross”, não “Tê Cross” como boa parte das pessoas falam.
Ford Fusion

O caso do Ford Fusion é muito parecido com o do Oxxo. Afinal, a marca dos mercadinhos prefere ser chamada como “Ócs-so”, mas a grande maioria dos brasileiros fala “Ôcho” e o mesmo ocorreu com o sedã da Ford. Oficialmente a pronúncia é inglês: “Fíugion”, mas é mais comum ver nas ruas o modelo sendo referido como “Fúziôn”.
GWM Haval
![GWM Haval H6 [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/GWM-Haval-H6-6_edited-750x450.jpg)
Assim como a BYD acabou de chegar com seus carros no Brasil e ainda precisa ensinar a pronúncia correta, a GWM terá o mesmo problema com os modelos da linha Haval. Antes de vir para cá, muita gente se referia aos modelos como “Avál” ou “Ravál”. Porém, a pronúncia correta é “Rával”.
Jeep Compass
![Jeep Compas 4xe [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Compass_4xe_amb_057_edited-750x450.jpg)
Ainda que a grande maioria das pessoas falem o nome certo do SUV médio da Jeep, é comum ouvir nas ruas algo como “Compéss” ao invés de “Cômpass” como é o correto. E para piorar, ainda há a versão híbrida em que a pronúncia correta de 4xe é “four by eee”. Só que até mesmo o pessoal da Jeep já diz “quatro xis ê”.
Algum desses carros você falava da maneira errada? Conte nos comentários.
>>Marca icônica da Stellantis sobreviverá um ano só com um carro
>>Terror da CAOA, Omoda e Jaecoo já venderam 134 mil carros
>>Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra