Achar que os carros estão cada vez mais parecidos é uma reclamação constante no mundo automotivo, e isso inclui modelos da Audi, BMW, Mercedes e Volkswagen. Mas ao menos uma delas decidiu tomar uma atitude para mudar isso: a Audi, que confirmou que abandonará sua chamada “family face”.
Com o passar dos anos, a marca das quatro argolas foi adotando cada vez mais desenhos similares entre seus modelos, como Audi A4 e A6, ou A5 Sportback e A7 Sportback, só para citar alguns. Essa é a chamada identidade visual das fabricantes, usada para que cada carro seja mais fácil de ser identificado e atrelado a determinada montadora. Contudo, algumas delas “abusaram” desse recurso e acabaram deixando modelos de categorias diferentes muito semelhantes.
Mas a Audi deixará isso no passado, pois Rupert Stadler, executivo-chefe da marca, disse a revista britânica Autocar que cada modelo terá sua própria identidade. “Este processo de repetição de design foi usado para tornar os Audi mais reconhecíveis em mercados novos e emergentes, como a China. Mas agora que já somos bem conhecidos [em mercados como a China], podemos começar a mudar esta filosofia e dar um visual próprio a cada carro”.
E essa afirmação se estendeu pelo chefe de design da Audi, Marc Lichte, que relatou que os carros com visual diferentes entre si deverão tornar os modelos da marca mais atraentes. “Nós reconhecemos que há lugar para mais diferenciação agora. Como nossos carros ficam, no mínimo, seis anos em produção, penso que no mundo de hoje cada modelo deve ter seu próprio design para ser mais atraente por mais tempo”
No entanto, essa mudança deverá começar a partir dos futuros novos modelos elétricos da Audi. Isso porque os propulsores elétricos são mais compactos e permitirão maior liberdade na hora da criação do design de um novo carro, adotando “balanços mais curtos e capôs mais baixos”, segundo Lichte.
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